Veja como blindar o seu laptop – e não se tornar uma vítima como Carolina Dieckmann
Seja qual for a sua opinião sobre o caso Carolina Dieckmann, uma coisa é certa: você certamente não gostaria de ter seus arquivos roubados. Se você guarda informações sensíveis no computador (não precisam ser fotos íntimas; podem ser documentos de Imposto de Renda, por exemplo), é muito importante protegê-las com senha. Dessa forma, caso um […]
Seja qual for a sua opinião sobre o caso Carolina Dieckmann, uma coisa é certa: você certamente não gostaria de ter seus arquivos roubados. Se você guarda informações sensíveis no computador (não precisam ser fotos íntimas; podem ser documentos de Imposto de Renda, por exemplo), é muito importante protegê-las com senha. Dessa forma, caso um dia a máquina tenha de ir para o conserto, você não correrá risco. Acredite, técnicos xeretas são um problema muito mais comum do que se pensa.
Não basta colocar senha no Windows ou no Mac OS X, pois essa proteção é fácil de quebrar.
A solução mais fácil e mais segura é usar um programa de criptografia. O melhor é o TrueCrypt, que é gratuito e tem versões para Windows, Mac e Linux. É só instalar esse programa e clicar no botão “Create Volume”. O TrueCrypt irá criar um disco rígido virtual, protegido por senha, para o qual você deverá mover os seus arquivos confidenciais. Terminou? Basta clicar no botão “Dismount” e o disco será trancado – para voltar a acessá-lo, você deverá digitar a senha que especificou. O TrueCrypt usa um método de criptografia, o Advanced Encryption Standard (AES), que é adotado pelo Pentágono. Ou seja, é essencialmente inviolável. Vale a pena.