Veja o que o Facebook revela sobre você
Nas últimas semanas, o Facebook mudou várias vezes suas políticas de privacidade. E não para melhor: passou a compartilhar com outros sites e a exibir abertamente, para qualquer pessoa, várias informações dos seus usuários (sem avisá-los disso). Isso detonou uma enorme polêmica, que rendeu movimentos como o Quit Facebook Day e foi parar na capa […]
Nas últimas semanas, o Facebook mudou várias vezes suas políticas de privacidade. E não para melhor: passou a compartilhar com outros sites e a exibir abertamente, para qualquer pessoa, várias informações dos seus usuários (sem avisá-los disso). Isso detonou uma enorme polêmica, que rendeu movimentos como o Quit Facebook Day e foi parar na capa da Time desta semana. O mundo parece ter se dado conta de uma realidade: a internet está matando a privacidade. E isso pode ser bom ou ruim. Depende do estilo de vida de cada pessoa, e de como a sociedade vai evoluir nas próximas décadas. Talvez um dia seja normal saber tudo sobre todo mundo.
Enquanto esse dia não chega, a maioria das pessoas ainda quer se resguardar um pouco. O problema é que os controles de privacidade do Facebook são incrivelmente complicados de ajustar – é difícil saber quais partes do seu perfil estão abertas para todo mundo. O Facebook diz que vai simplificar as configurações, mas isso pode demorar meses: tempo de sobra para todo o planeta acessar aquelas suas fotos nadando com a baleia Shamu em Miami – que você só queria compartilhar com amigos e parentes.
Mas já existe uma solução bem mais fácil: o site ReclaimPrivacy.org. É o seguinte. Você entra nesse site, e ele instala um botãozinho no seu navegador. Aí, você acessa a página de configurações do Facebook (para facilitar, eis aqui o link) e aperta o tal botão. Pronto. Aparecerá um relatório mostrando quais informações do seu perfil estão sendo vazadas – e links diretos para os controles do Facebook onde você pode corrigir isso. Problema resolvido.