PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Você baixa filmes via torrent? Duas más notícias

Arquivos de legendas, que sempre foram considerados inofensivos, podem infectar o seu computador - e o programa uTorrent também; entenda o caso

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h15 - Publicado em 25 Maio 2017, 11h46

Nos últimos anos, com o avanço dos serviços de streaming, a pirataria de músicas e vídeos recuou. Mesmo assim, boa parte dos brasileiros ainda utiliza a rede BitTorrent para baixar filmes, séries e outros tipos de conteúdo de forma ilegal. Duas descobertas revelam que isso pode estar colocando milhões de computadores em risco.

A primeira delas é que os arquivos de legendas, que os usuários de torrent baixam para poder ver os filmes traduzidos, podem colocar o computador em risco. As legendas são arquivos de texto, geralmente no formato SRT, e por isso sempre foram consideradas inofensivas. Mas analistas da empresa de segurança Checkpoint descobriram uma brecha que pode ser usada por hackers. Se a vítima baixar uma legenda que contenha determinados códigos, e tentar usá-la nos tocadores de vídeo VLC, Kodi ou Popcorn Time (os três mais populares), um vírus remoto será executado automaticamente.

Como é possível ver na demonstração abaixo, o ataque não requer nenhuma confirmação da vítima. Ela sequer percebe o que está ocorrendo – mas, dali em diante, o hacker possui controle total sobre o seu PC.

VLC, Kodi e PopcornTime reconheceram o problema e liberaram versões atualizadas, que podem ser baixadas em seus respectivos sites.

Na semana passada, outra ameaça já havia afetado o mundo dos torrents, com alegações de que o programa uTorrent, o mais popular de todos, estaria sendo usado para invadir computadores. É que o uTorrent exibe um banner com anúncios – e esse banner estaria sendo usado por hackers para distribuir códigos maliciosos, que se aproveitavam de uma brecha no programa Adobe Flash para infectar o computador da vítima. Em 2015, o uTorrent se envolveu em polêmica similar: o programa estaria sendo usado para escravizar PCs, que eram forçados a minerar bitcoin. Em ambos os casos, a única solução é substituir o uTorrent por outro software do gênero.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.