PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Wikipedia está fora do ar; veja como driblar o bloqueio e acessá-la durante o dia de hoje

Update 14h53. Amigos: acabo de ver que o post abaixo foi motivo de críticas no Twitter, e por isso gostaria de esclarecê-lo. Não tive, e não tenho, a intenção de diminuir o protesto organizado pela Wikipedia no dia de hoje. O único objetivo era revelar a fundamentação técnica do blecaute – movimento que você, leitor, […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 ago 2024, 10h36 - Publicado em 18 jan 2012, 10h43

Update 14h53. Amigos: acabo de ver que o post abaixo foi motivo de críticas no Twitter, e por isso gostaria de esclarecê-lo. Não tive, e não tenho, a intenção de diminuir o protesto organizado pela Wikipedia no dia de hoje. O único objetivo era revelar a fundamentação técnica do blecaute – movimento que você, leitor, tem o direito de decidir seguir ou não. Mesmo porque o ato não é unanimidade nem entre os próprios editores da Wikipedia – alguns deles o consideram uma medida política, que fere a isenção ideológica do site. Enfim: há uma discussão legítima em torno do caso. Falar sobre essa discussão, e mostrar o outro lado da questão (a possibilidade técnica de não seguir o blecaute, que foi deixada em aberto pela própria Wikipedia), não é ser anti-protesto nem pró-SOPA. É fornecer elementos para que o leitor tome suas próprias decisões. É, em suma, ser isento. Como o bom jornalismo deve ser.

É exatamente por isso que veículos de todo o mundo, como a revista The Atlantic, os jornais The New York TimesLos Angeles Times, os sites Politico, Macworld e Lifehacker e até o indie Village Voice, entre milhares de outras publicações, divulgaram estas mesmas informações que escrevo abaixo. Vamos a elas.

***

Dito e feito. Como prometido, a Wikipedia em inglês está fora do ar para protestar contra a SOPA – aquela lei que tem gerado enorme discussão nos Estados Unidos. Se você tentar acessar o site, será redirecionado para esta mensagem aí de cima, na qual os criadores da Wikipedia alertam para os perigos da SOPA. O bloqueio irá durar 24 horas. Mas é possível burlá-lo. Quando você acessa o site en.wikipedia.org, o conteúdo da enciclopédia é exibido por 1 ou 2 segundos, e só então ocorre o redirecionamento para a mensagem de protesto. Mas, se você for rápido e apertar a tecla Esc, o redirecionamento não ocorrerá – e você poderá utilizar normalmente a Wikipedia. Quase normalmente: é preciso apertar Esc sempre que você carregar uma nova página da Wikipedia (depois de fazer uma busca ou clicar em links internos dela).

Continua após a publicidade

É chatinho, mas por enquanto é o único jeito – aparentemente, os redirects estão programados nos servidores da Wikipedia, o que os torna imunes a extensões e plug-ins do tipo Redirect Remover (testei 5 deles e nenhum funcionou).

ps: no Google Chrome, pode ser necessário esvaziar o cache do navegador para que o truque funcione. É só clicar em Opções, Configurações avançadas e Limpar dados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.