WolframAlpha: uma Wikipedia feita por robôs
Neste fim de semana entrou no ar o WolframAlpha – um site de busca diferente, que usa técnicas de inteligência artificial e, segundo seus inventores, é o primeiro que não procura conhecimento; cria conhecimento. Quando você faz uma pesquisa, ele não responde com uma listinha de sites. Interpreta a busca e junta informações e números […]
Neste fim de semana entrou no ar o WolframAlpha – um site de busca diferente, que usa técnicas de inteligência artificial e, segundo seus inventores, é o primeiro que não procura conhecimento; cria conhecimento. Quando você faz uma pesquisa, ele não responde com uma listinha de sites. Interpreta a busca e junta informações e números que tentam explicar o significado do que você digitou.
Se você digitar vitamin A (por enquanto, o WolframAlpha só entende inglês), por exemplo, não receberá uma lista de páginas sobre a vitamina A – e sim um dossiê com todas as informações sobre ela, de peso molecular à influência na saúde. O resultado é tosco, uma imitação pobre da Wikipedia. Mas é 100% mecânico: com a captura, a seleção e a edição das informações feitas, em tempo real, pelos robôs do WolframAlpha. E isso é revolucionário: o primeiro passo para um futuro em que os sites serão escritos por máquinas. 66616c7461706f75636f2.
Update: agora dá para incluir os resultados do Wolfram nas suas buscas no Google. É só instalar um acessório para o navegador Firefox: o Wolfram Alpha Google.