Câncer de pele é usado para atrair fêmeas
O peixe espada (Xiphophorus helleri), que habita as águas doces da América Central, encontrou o lado benéfico dos melanomas: as marcas na escama funcionam como adereço para atrair as fêmeas.
O estudo foi publicado no Jornal Proceedings of the National Academy of Sciences e marca a primeira descoberta científica que liga o câncer a um padrão que define o sucesso da procriação.
Para confirmar a pesquisa, uma fêmea espada foi colocada no meio de um tanque de água com três repartições. De um lado, um macho com melanoma e do outro um macho sem a doença. Eles observaram que a fêmea olhou mais tempo para o peixe com câncer de pele em todas as vezes que o teste foi repetido.
E por que as peixinhas gostam mais deles? Os pesquisadores desconfiam que a deficiência genética tenha se tornado um padrão entre a espécie, o que vai contra a teoria de que os mais qualificados sobrevivem. E é exatamente o que não está acontecendo entre os espadas: a taxa de melanoma é mais alta entre a espécie do que em outros animais, fazendo com que a vida útil de cada um deles seja menor.