Mengele pode ter feito projeto nazista dar certo no Brasil
Josef Mengele, médico e cientista nazista que tinha a missão de aumentar, por meio de experiências genéticas, a raça ariana, pode ter feito a idéia de Hitler dar certo aqui no Brasil, afirma o jornalista argentino Jorge Camarasa, em seu novo livro Mengele: the Angel of Death in South America.
Nele, Camarasa conta que em 1960, Mengele passou por Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, oferecendo tratamento médico às mulheres da cidade. Por anos, cientistas tentaram entender o motivo de uma em cinco mulheres estar grávida de gêmeos – em sua maioria loiros e de olhos claros (em uma população normal, a taxa é de um para 80). Segundo depoimentos, Mengele medicava as grávidas da cidade e falava sobre inseminação artificial em humanos com frequência.
*********
Up-date: uma semana depois deste post ter sido publicado, especialistas contestaram a veracidade das informações divulgadas no livro de Camarasa. Segundo um geneticista entrevistado pela BBC Brasil, a incidência de gêmeos também é alta em algumas cidades de MG. Para ele, as experiências nazistas nunca produziram “resultados de veracidade científica”.
Emiliano Urbim, editor da Super, conseguiu entrar em contato com o autor do livro que se defendeu: “Minha hipótese é baseada em depoimentos, histórias, evidências, coincidências e estudos genéticos.”
Up-date 2: A Newscientist deu hoje (27 de janeiro) uma matéria afirmando que Mengele não foi o responsável pelos gêmeos brasileiros. leia aqui.
As provas parecem meio vagas? Você está convencido? O que acha sobre isso?