Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.
Continua após publicidade

Tenistas ganham e perdem partidas no grito – literalmente

Por Lucas Pasqual e Tiago Jokura
Atualizado em 14 ago 2018, 20h28 - Publicado em 19 out 2017, 19h26

Essa é para Novak Djokovic e Maria Sharapova – tenistas notórios pelos grunhidos em alto volume a cada raquetada no circuito de tênis profissional. Cientistas britânicos analisaram 50 jogos entre os 30 melhores atletas ranqueados no esporte – a fim de observar se os gemidões indicam algum padrão de performance. A conclusão foi: os vencedores gritam em tons mais graves do que os perdedores.

Os pesquisadores garantem que essa medição pode ser feita em tempo real: gritos mais agudos que o do rival dão sinal de que o jogo não vai se desenrolar bem.

Atletas femininas e masculinos tiveram a voz medida durante saques e golpes de forehand (com a “cara” da raquete) e de backhand (com as “costas” da raquete). Embora o tom vá subindo conforme o jogo se desenrola, o estudo publicado no periódico Animal Behaviour indica que as medições corroboram a tese.

O líder do grupo de pesquisadores, Jordan Raine, acredita que esses padrões sonoros indiquem formas não-verbais de comunicar dominância entre animais – e que isso pode ser interpretado intuitivamente. Tanto que alguns atletas foram expostos a áudios de um mesmo colega e, sem informações sobre a hipótese do estudo, acertaram mais do que erraram quais dos áudios eram referentes a jogos em que o tenista ganhou ou perdeu.

Ainda que o estudo demonstre que quem brada mais grosso domina o rival, deixo com vocês esse vídeo em que Novak Djokovic sucumbe à dona de um dos gritos mais agudos do cirtuito, Maria Sharapova. Ahhhhh…

Continua após a publicidade

 

Fontes: Universidade de Sussex

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.