Se você trabalha com desenvolvimento de jogos, a solução mais lógica para colocar um título no mercado é criá-lo para os consoles populares no momento ou a partir de kits de desenvolvimento para futuros videogames. Mas ir no caminho totalmente oposto também ajuda na tarefa de chamar atenção para o seu trabalho.
O desenvolvedor Matt Phillips criou Tanglewood, um jogo de aventura em 2D com progresso horizontal para o Mega Drive, console lançado nos Estados Unidos em 1989 e no Brasil um ano depois.
Phillips conta que o título foi criado com as mesmas ferramentas que estavam disponíveis na década de 90, dando uma abordagem fidedigna ao projeto, algo que nem sempre está presente em jogos atuais que simulam o ambiente retrô. “Eu gosto de trabalhar com as restrições do sistema em vez de fazer o jogo para um computador moderno ou para os processadores atuais”, disse Phillips, em entrevista à BBC. Segundo o desenvolvedor, ele precisou aprender muito sobre otimização e compressão para utilizar ao máximo o poder do console.
O inglês baseou o desenvolvimento em um kit especial do Mega Drive rodando em um computador com Windows 95. Por causa da idade, ambos os equipamentos precisaram de diversos reparos ao longo da jornada. Na reta final, foi necessário entrar em contato com uma fábrica na China para colocar o jogo no cartucho, que deixou de ser fabricado em massa. Tanglewood ainda está na fase de reserva e, caso você não tenha um Mega Drive encostado em sua casa, o game será lançado também para PC.