Defense of the Ancients, também conhecido como DotA, é uma modificação de World of Warcraft 3 que se tornou ridiculamente popular. Precursor do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), onde vários jogadores lutam em equipes dentro de um mapa fechado, o game ganhou milhares de fãs ao longo dos anos.
Mas, pelo andar da carruagem, os fãs filipinos do distrito de Cavite são ainda mais enérgicos. Os jovens se reúnem em cibercafés para passarem longos períodos de tempo jogando. E a disputa atingiu um nível tão tenso que várias tretas envolvendo jogos e apostas começaram a rolar. Obviamente, isso não podia dar em outra coisa:
Para tentar dar uma controlada nos ânimos da galera, as autoridades locais baniram o game de todas as lan houses ou estabelecimentos do gênero, usando relatos de brigas e violência como justificativa.
A comunidade de fãs duvidou da medida, no mínimo, extrema. Mas uma matéria feita pela 24 Oras, agência de notícias das Filipinas, confirmou o banimento.
Os estabelecimentos que descumprirem a norma poderão sofrer uma suspensão de 1 mês ou até mesmo terem suas licenças de funcionamento revogadas.