A Deep Mind, uma start-up londrina que foi adquirida pelo Google no passado, conseguiu criar uma inteligência artificial impressionante. Os desenvolvedores “mostraram” 47 jogos do console Atari 2600 para o sistema e o fizeram tentar jogá-los sem maiores instruções. Os experimentos mostraram que a I.A superou o nível mais alto atingido por humanos em 27 jogos e quebrou o recorde de outras inteligências artificiais em 43 deles.
O experimento, que pode parecer assustador, possui inúmeras possibilidades. Em entrevista à Bloomberg, Demis Hassabis, fundador da Deep Mind e vice-presidente de engenharia do Google, declarou que “essa é a primeira vez que alguém constrói um sistema de aprendizado que tira lições das experiências e consegue lidar com vários desafios”.
Tá, mas por que jogos antigos? Bom, além da mecânica e regras relativamente simples, os riscos e recompensas estão muito claros. Trabalhar com as milhares de variáveis em um RPG é difícil, mas entender que caso você caia na lava o jogo termina já é mais fácil.