No mês de outubro, um novo tipo de cruzamento para bicicletas foi aberto na cidade de Salt Lake City, nos Estados Unidos. A novidade, que dá maior visibilidade e segurança aos ciclistas resolve um problema antigo: o fato dos usuários de bike ficarem desprotegidos na hora de cruzar vias movimentadas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6OdJfyoxRDo?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Há quatro anos, os Estados Unidos se inspiraram em iniciativas europeias, como na Holanda e na Suécia, e lançaram um guia de construção para vias exclusivas às bikes. O manual, porém, não contemplava nenhuma atitude com relação aos cruzamentos.
Nick Falbo, um dos urbanistas que trabalharam no plano em escala nacional, não ficou satisfeito com o resultado final. Falbo, antes de concluir a faculdade de urbanismo e entrar em uma agência de design e planejamento urbano de Portland, foi designer de franquias gigantes dos games como Rock Band e Mass Effect. A sua experiência em criar mundos virtuais se mostrou importante na hora de apresentar as mudanças que queria propor.
Ao invés de planilhas, esboços e desenhos, o designer criou uma animação com linguagem acessível e visuais agradáveis explicando o funcionamento da nova intersecção. Em pouco tempo, o plano de Falbo ganhou popularidade em blogs da internet e os departamentos de urbanismo começaram a entrar em contato com a agência onde o designer trabalha para colocar a ideia em prática.
Cruzamentos similares ao de Salt Lake City já foram abertos em cidades na Califórnia, Texas e Massassuchetts. Em entrevista ao Gizmodo, Nick afirma que essa inovação é condizente com o aumento do número de ciclistas urbanos nos Estados Unidos. “As cidades já estão criando redes de ciclovias interconectadas. Inevitavelmente, elas precisarão de uma solução segura para as intersecções desses caminhos”.
Com a ajuda de Gizmodo