A Blizzcon é uma grande festa que reúne jogadores e fãs de World of Warcraft, Diablo, StarCraft e demais jogos da Blizzard durante dois dias no centro de convenções de Anaheim, Califórnia. Esse ano a festa rolou no começo de novembro e mais de 25 mil pessoas passaram por lá. Inclusive eu.
Foi, sem dúvidas, um dos melhores eventos que já tive oportunidade de cobrir. A organização e o cuidado com os detalhes são marcas registradas que sempre escutei falar quando o assunto era Blizzcon. E não havia nenhum exagero. O evento é extremamente organizado e o clima um dos melhores que você pode imaginar. Os fãs se reúnem para assistir painéis com os produtores dos jogos que são apaixonados, fazem filas para pegar brindes, acompanhar campeonatos e jogar as novidades anunciadas.
E nunca houve tanto conteúdo diferente quanto na edição 2014 da Blizzcon. Além das expansões de HearthStone, World of Warcraft e StarCraft, a Blizzard anunciou uma nova franquia após 17 anos. Overwatch é um jogo de tiro aos moldes de Team Fortress com cara de filme da Pixar. É lindo, é extremamente viciante e tem a mágica da Blizzard.
Joguei mais várias partidas de Overwatch e, assim como os outros colegas jornalistas, fiquei impressionado em como ele é competente em divertir. Não há formula secreta; o segredo de Overwatch é a simplicidade e a atenção aos detalhes. Dois times de seis jogadores competem em mapas com objetivos, nada de mata a mata. Cooperação e estratégia são imprescindíveis.
Quando o jogo foi anunciado, logo na abertura do evento, a sensação que eu tive – e também percebi do público – foi de incerteza. As pessoas aplaudiram e comemoraram o anúncio de um novo jogo. Mas sabe quando você percebe que ninguém tinha muita certeza do que estava acontecendo?
Bastou a galera jogar a demonstração em uma das 600 estações de jogo disponíveis no evento para ter a mesma conclusão que eu: Overwatch melhora a cada novo contato. Se você não se animou muito com o que viu até agora, fique tranquilo e espere o beta em 2015 para entender do que eu estou falando.
Fiquei feliz em ver a Blizzard apostando em uma nova franquia e num gênero em que ela jamais colocara os pés. É uma atitude nobre, ainda mais após eles terem cancelado Titan, o projeto milionário que seria o sucessor de World of Warcraf.
A Blizzard não é amada por seus fãs a toa. Ter presenciado esse relacionamento me provou que empresas que colocam seus consumidores em primeiro lugar podem arriscar o quanto quiserem. Overwatch pode até não dar certo e cair no esquecimento (o que eu duvido muito), mas a Blizzard continuará sempre sendo lembrada por ser uma das empresas mais incríveis do mercado.