Qualquer um que já mergulhou no mundo desses monstros japoneses sabe como é difícil encontrar os tais “pokémons brilhantes”, ou seja, Pokémons com outras cores. Estatisticamente falando, sdds Sheldon, as chances de encontrar um exemplar desse são de uma em 4096. Algumas pessoas demoram anos só para encontrar essas raridades, e outras passam jogatinas inteiras sem nem passar perto.
Fissurado por colecionar esses monstrinhos difíceis de encontrar, Cathal McCartan resolveu ignorar todas as dificuldades e criou uma carreira baseada em seu passatempo: caçador de pokémons brilhantes. No canal do Youtube de Cathal, você pode ver todas as reações emocionadas que rolam quando ele encontra um “shiny”, gíria usada para designar esses seres especiais.
Pode parecer legal, mas todo o processo de captura dos “shinys” não é a coisa mais divertida e animada do mundo. Por isso, McCartan “desenvolveu” duas técnicas para ajuda-lo na tarefa: encontros aleatórios e “soft reset”. O primeiro é bem simples. Basta encontrar o mesmo Pokémon várias vezes e torcer para que apareça uma versão brilhante. Na outra, o gameboy é desligado e ligado novamente. Isso serve para pokémons lendários, encontrados somente uma única vez no game.
Em entrevista ao Kotaku, Cathal explica que a caçada é mal vista por muita gente. “Eu entendo quando as pessoas olham para o que eu faço e acham chato ou repetitivo. Mas, para mim, cada busca é diferente. Faço isso desde 2009. O resto do mundo acha que são só pokémons de cores diferentes. Eu acho que eles são especiais.”
No momento, ele quer capturar a versão brilhante dos 151 pokémons originais. Até agora, já colocou 35 na mochila. Será que ele consegue terminar a jornada?