Já se passaram quatro meses desde que comecei minha jornada na nova geração de videogames. Xbox One e PlayStation 4 estão na minha sala há tempo suficiente para que eu posa confirmar o que já suspeitava quando os comprei: não vale a pena investir nos novos consoles.
Comprar videogame no primeiro ano de seu lançamento é sempre um risco, quase que uma aposta. Quem apostou na última geração provavelmente se lembra bem das luzes da morte do Xbox 360 e PS3. Dessa vez o problema não é a fragilidade do hardware (pelo menos por enquanto, continue batendo na madeira), e sim conteúdo.
Tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 parecem incompletos. Enquanto o console da Microsoft sofre para fazer funções que o Xbox 360 faz bem há 8 anos, o PS4 é simples demais perto do seu antecessor “faz tudo”.
A interface de usuário do Xbox One é um desastre. Apesar de as duas últimas atualizações de sistema terem consertado alguns dos problemas, fica claro que ela foi desenvolvida às pressas – possivelmente para que o videogame fosse lançado no mesmo mês que o concorrente. Nesse ponto o PS4 é melhor resolvido, mas a simplicidade do console da Sony também incomoda. A real é que nenhum dos dois faz muito mais que os consoles antigos.
E aqui está o principal motivo para ainda não fazer o upgrade: tanto o Xbox 360 quanto o PS3 ainda estão muito bem, obrigado. O problema de comprar um Xbox One ou PS4 é que eles não são retro-compatíveis com os seus antecessores. E nesses últimos anos foram lançados tantos jogos incríveis que eu duvido que você tenha conseguido jogar tudo. Não seria uma má ideia aproveitar os novos videogames para jogar o que deixamos passar, mas para fazer isso é preciso manter os consoles antigos, o que acaba complicando quem esperava financiar os novos brinquedos vendendo os velhos. Isso sem falar na bagunça que vai ficar nas entradas HDMI da sua TV.
Dito isso, separei uma pequena lista de coisas que precisam melhorar em ambos os videogames para que você possa comprar sem medo de arrependimento.
Xbox One
– Novos jogos exclusivos além de Titanfall.
– Melhorar a interface de usuário.
– Melhorar o desempenho dos jogos; resolução e taxa de quadros por segundo.
– Diminuir o tempo de instalação obrigatória dos jogos.
– Utilizar o Kinect de forma mais eficiente.
PlayStation 4
– Melhorar o gerenciamento de jogos comprados e instalados.
– Anunciar a data de lançamento de jogos exclusivos das séries Uncharted, God of War, Gran Turismo etc.
– Opções multimídia são muito limitadas; Blu-Ray 3D não roda, por exemplo.
– Suporte a HD externo.
– Sistema de compartilhamento de vídeos ainda é muito simples.
E você, já fez o upgrade para a nova geração? Conte-nos o que está achando e, se ainda não investiu, diga o que acha dos novos consoles.