Desde o começo da franquia Super Mario, o termo “1-up” é sinônimo de mais uma “vida” ou chance. Mas a origem do “1-up” vem de um período na história dos jogos em que games na televisão e a era digital ainda estavam longe. De acordo com o campeão de pinball Bowen Kerins, o termo, acompanhado do “2-up”, começou a aparecer nas máquinas durante a década de 60 e era usado para indicar qual jogador tinha a vez.
O jogo Stampede, de 1966, por exemplo, tinha o indicador de “player 1” e “player 2” acompanhado do termo “up” e uma seta verde, que acendia no turno de cada jogador. Algo no mesmo estilo também está presente no jogo Race-way, de 1963, produzido pela Midway. Eventualmente, a indicação foi trocada para o tradicional “x-up”, sendo x o número do jogador, e já é usada como padrão pela indústria. Mas, apesar da origem do termo, poder ser traçada até os anos 60, a identidade do seu criador permanece desconhecida.
A mudança de perfil do público, que passou a preferir o arcade, fez com que o linguajar usado nas antigas máquinas fosse para os novos jogos que surgiram nos anos 70 e 80. Apesar de muitos games permitirem a diversão simultânea, uns usavam o agora-tradicional “1-up/2-up”, enquanto outros títulos criavam termos específicos para nomear seus jogadores.
O maior impacto, no entanto, veio na transição do arcade para o digital. Agora com uma função simplesmente indicatória, e passar despercebido por muitos jogadores, o termo ganhou fama com Super Mario Bros. Durante a primeira fase do consagrado jogo, era possível ganhar uma vida extra em forma de um cogumelo verde, que, quando coletado, exibia o “1-up”. Longe das suas origens, a gíria é usada em sites, memes, produtos e se tornou parte do vocabulário gamer.
Com Atlas Obscura