PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Combo

Por Combo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias e curiosidades do mundo dos videogames

Pokémon GO não ajuda tanto a Nintendo

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 11h22 - Publicado em 25 jul 2016, 17h13

O sucesso do Pokémon GO é inegável tanto do ponto de vista dos negócios quanto do social, devido ao impacto que ele causou na mídia e na população. Após bater o número de usuários do aplicativo de encontros Tinder e se aproximar do Twitter, o jogo quebrou outro recorde: o número de downloads na primeira semana disponível na App Store, a loja de aplicativos da Apple. Inevitavelmente, é impossível não conectar a ascensão do aplicativo com a Nintendo, empresa que criou a franquia “Pokémon”. Mas, com a ajuda desse gráfico, dá para mostrar a participação da Nintendo dentro desse jogo.

go

(Crédito: @necrosofty)

Porém, apesar de alguns analistas afirmarem que Pokémon GO está gerando lucros diários na casa dos milhões de dólares, a Nintendo alertou os investidores, através de um comunicado divulgado na sexta-feira, 22, de que o game não afeta as previsões financeiras da empresa, pelo menos por enquanto. “Por causa da parcela de participação da Nintendo na The Pokémon Company, o lucro refletido no mercado consolidado da Nintendo é limitado”.

Se o aplicativo não afetou o caixa da empresa, ele mudou a maneira como o mercado está enxergando a gigante japonesa. Durante a semana de lançamento de Pokémon GO, as ações da Nintendo saltaram 25%, colocando-a no posto de “companhia mais trocada do século”, no quesito “ações”, com 4,48 bilhões de dólares. A capitalização da Nintendo dobrou desde a chegada do game e, hoje, está na casa dos 42 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Mesmo sem ter o acesso direto ao caixa da Nintendo, dá para fazer uma estimativa, ou pelo menos traçar um panorama para o futuro. A Apple e o Google ficam com 30% do valor gerado pelos downloads de Pokémon GO em suas lojas virtuais. A Niantic Labs, que era do Google, é a desenvolvedora e publisher do jogo, que foi criado baseado no licenciamento da marca Pokémon, que pertence à The Pokémon Co., empresa que possui participação da Nintendo, da Game Freak e da Creatures, em partes iguais. Ou seja: o lucro de uma ponta dessa árvore não afeta diretamente a outra.

Com Polygon

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.