Resposta rápida: porque o número de consoles de nova geração vendidos ainda é baixo, e porque produzir jogos para novos videogames não é tão simples quanto parece.
Se você estava esperando o final do ano para comprar um console de nova geração, pense novamente. Boa parte dos empolgantes lançamentos para o PlayStation 4 e Xbox One foram adiados para 2015.
A lista é grande: Batman Arkham Knight, The Witcher 3, The Order: 1886, Quantum Break, Dying Light, The Division, Mad Max, Evolve e Battlefield Hardline são alguns dos jogos que antes estavam prometidos para 2014 – e vale notar que quase todos são exclusivos para next-gen.
Os principais jogos exclusivos da nova geração que serão lançados no final do ano são DriveClub, Sunset Overdrive, Halo Master Chief Collection e Assassin’s Creed Unity. Todos os demais, como Dragon Age: Inquisition, Call of Duty: Advanced Warfare, Aliens Isolation, Forza Horizon, Shadow of Mordor entre outros também serão lançados para a atual geração.
Acredito que um jogo lançado para ambas as gerações, como aconteceu com Watch Dogs, Assassin’s Creed Black Flag, LEGO Marvel etc, não se aproveita 100% dos recursos que os novos consoles podem oferecer.
Então pra que comprar um videogame para jogar o que também será lançado para Xbox 360 e PlayStation 3? Claro, há diversas melhorias visuais, mas será que isso é o suficiente para fazer valer o (alto) custo dos videogames? É de se pensar.
Pode-se dizer que as produtoras ainda não tiveram tempo e interesse suficientes para criar experiências exclusivas para a nova geração. Isso leva tempo e custa muito dinheiro.
Por que lançar um jogo para uma base instalada de 15 milhões de consoles se a empresa pode lançar para uma base de 200 milhões? O negócio de uma produtora de games é vender jogos, e isso sempre será levado em consideração na hora de começar um projeto: quantos jogos vamos vender? Claro que para o bem da indústria é preciso que elas se empenhem para criar experiências para as novas tecnologias – mas essas experiências custam caro e nem toda empresa pode investir de cara.
A responsabilidade, então, é das empresas que produzem os videogames (nesse caso, Sony e Microsoft) lançarem jogos exclusivos que explorando as qualidades de seus console para aumentar o número de consoles vendidos, garantindo assim que as demais produtoras possam obter lucro.
Ao mesmo tempo que eu reconheço que nem todo mundo pode comprar um novo videogame, é preciso entender que para o bem da indústria as empresas precisam pensar em experiências só possíveis nos consoles de nova geração. Mas com tantos jogos adiados, parece que a hora de trocar de console ainda não chegou.