PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Combo

Por Combo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias e curiosidades do mundo dos videogames

Por que tantos jogos foram adiados para 2015?

Por Lucas Patricio
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 15 ago 2014, 17h39

Resposta rápida: porque o número de consoles de nova geração vendidos ainda é baixo, e porque produzir jogos para novos videogames não é tão simples quanto parece.

Se você estava esperando o final do ano para comprar um console de nova geração, pense novamente. Boa parte dos empolgantes lançamentos para o PlayStation 4 e Xbox One foram adiados para 2015.

A lista é grande: Batman Arkham Knight, The Witcher 3, The Order: 1886, Quantum Break, Dying Light, The Division, Mad Max, Evolve e Battlefield Hardline são alguns dos jogos que antes estavam prometidos para 2014 – e vale notar que quase todos são exclusivos para next-gen.

evolve-11

Os principais jogos exclusivos da nova geração que serão lançados no final do ano são DriveClub, Sunset Overdrive, Halo Master Chief Collection e Assassin’s Creed Unity. Todos os demais, como Dragon Age: Inquisition, Call of Duty: Advanced Warfare, Aliens Isolation, Forza Horizon, Shadow of Mordor entre outros também serão lançados para a atual geração.

Continua após a publicidade

Acredito que um jogo lançado para ambas as gerações, como aconteceu com Watch Dogs, Assassin’s Creed Black Flag, LEGO Marvel etc, não se aproveita 100% dos recursos que os novos consoles podem oferecer.

arkhamknight3

Então pra que comprar um videogame para jogar o que também será lançado para Xbox 360 e PlayStation 3? Claro, há diversas melhorias visuais, mas será que isso é o suficiente para fazer valer o (alto) custo dos videogames? É de se pensar.

Continua após a publicidade

Pode-se dizer que as produtoras ainda não tiveram tempo e interesse suficientes para criar experiências exclusivas para a nova geração. Isso leva tempo e custa muito dinheiro.

2043933-716563_20130613_001

Por que lançar um jogo para uma base instalada de 15 milhões de consoles se a empresa pode lançar para uma base de 200 milhões? O negócio de uma produtora de games é vender jogos, e isso sempre será levado em consideração na hora de começar um projeto: quantos jogos vamos vender? Claro que para o bem da indústria é preciso que elas se empenhem para criar experiências para as novas tecnologias – mas essas experiências custam caro e nem toda empresa pode investir de cara.

Continua após a publicidade

A responsabilidade, então, é das empresas que produzem os videogames (nesse caso, Sony e Microsoft) lançarem jogos exclusivos que explorando as qualidades de seus console para aumentar o número de consoles vendidos, garantindo assim que as demais produtoras possam obter lucro.

the-order-1886-p4

Ao mesmo tempo que eu reconheço que nem todo mundo pode comprar um novo videogame, é preciso entender que para o bem da indústria as empresas precisam pensar em experiências só possíveis nos consoles de nova geração. Mas com tantos jogos adiados, parece que a hora de trocar de console ainda não chegou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.