Mesmo usando uma alternativa ao tradicional carro, o alemão Benjamin David ficou cansado de ter de enfrentar o trânsito de Munique para chegar ao trabalho, e decidiu trocar a bicicleta por dois quilômetros de natação no Rio Isar. David conta que um dos motivos da mudança foi a agressividade dos motoristas: “Eu não sou um monge. Quando estava na bicicleta, gritava com os carros. A pé, eu gritava com os ciclistas, e assim por diante.”
Agora, o alemão coloca seus pertences numa mochila à prova d’água e completa o trajeto em apenas 15 minutos. Além da economia de tempo, David considera a atividade relaxante e refrescante. No verão, o seu traje de banho é apenas um shorts, mas no inverno o uso de uma roupa impermeável é necessário.
Ele também tem a escolha de nadar ou simplesmente flutuar, dependendo da direção da corrente. “Essa é a maneira mais bonita. Eu coloco uma bóia debaixo do braço e vou descendo o rio”. Felizmente, o rio fez parte de um plano de restauração urbana nos últimos anos e está totalmente limpo.
A alternativa encontrada por David parece ser tão interessante que outros cidadãos estão aderindo ao meio alternativo de transporte. Em algumas ocasiões, como conta o alemão, há uma dúzia de pessoas nadando com ele no rio. Mas isso não significa que o local também ficará congestionado. “Eu posso garantir que serão necessários cem anos antes que o rio encha de pessoas”, brinca.
O único lado negativo é que David precisa voltar para casa de outra forma, já que a corrente no sentido contrário dificulta o nado. Mesmo assim, a natação matinal o ajudou a reduzir os níveis de stress e ainda abriu espaço em sua rotina. “Eu não preciso nem tomar banho de manhã, então tenho uns vinte minutos a mais para brincar com as minhas crianças.”
Via CBC