A cidade de Astoria, no estado americano de Ohio, inventou uma solução criativa para afastar os leões-marinhos que ocupam os piers e ancoradouros nessa época do ano: bonecos infláveis. Sim, aqueles usados em postos de gasolina e feirões de automóveis. “Tudo funcionou como planejávamos. Nós sabíamos que as cores e os movimentos aleatórios dos bonecos assustariam os animais”, afirmou Rob Evert, coordenador do Porto de Astoria.
Localizado no começo do Rio Columbia, o maior rio da América do Norte, o porto é um lugar desejado pelos leões-marinhos por estar no caminho da migração de salmões. De acordo com as autoridades locais, a presença de milhares de “Leôncios” causa prejuízos de até 150 mil dólares por ano, visto que os bichos ocupam boa parte dos embarcadouros e impedem que barcos possam descarregar suas cargas.
O uso de bonecos infláveis faz parte de uma série de estratégicas não convencionais usadas pela administração pública de Astoria. Orcas infláveis, bolas de praia e espaguetes flutuantes já foram usados em tentativas de dispersar os invasores.
Contudo, o método utilizado este ano não foi aceito de forma unanime. Segundo Vanessa Montoya, membro da Liga Defensora de Leões-marinhos, a cidade perde milhares de dólares espantando os animais. “Eles atraem muitos turistas. Cerca de 24 cruzeiros lotados vieram só para vê-los”.
Com Global News