Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo
Continua após publicidade

Estudo confirma: políticos falam como se fossem primatas

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 3 jun 2016, 15h55

Chimpanze

Na política, a linguagem corporal é instrumento importantíssimo para reforçar a mensagem que está sendo transmitida. O ditador nazista Adolf Hitler, por exemplo, usava e abusava desse mecanismo.

Um novo estudo feito com os quatro candidatos à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Bernie Sanders, pelo partido Democrata, e Donald Trump e Carly Fiorina, pelo partido Republicano, revelou que os políticos podem mudar a sua fala dependendo do público. Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia identificaram semelhanças de certas atitudes com o comportamento de macacos. Esse traço, portanto, viria do começo da nossa evolução.

Em ambientes mais casuais, onde a conversa tinha um tom mais pessoal, os políticos costumam falar como se estivessem numa reunião familiar, mas, em discursos para grandes plateias, as vozes se assemelham a uma música, com variações de tons. A diferença que se sobressaiu mais, porém, foi quando eles batiam papo com alguém de status semelhante. Nessa configuração, os tons de voz adotados eram mais graves e os agudos desapareciam.

Um comunicado do Instituto Americano de Física comprova a teoria. Para os representantes da organização, todos os quatro candidatos usam “um alcance de frequências vocais fundamentais.” Em comitês, o estilo de discurso adotado pelos políticos era “chave para que eles sejam considerados carismáticos”.

Continua após a publicidade

Para o professor doutor Rosario Signorello, líder do estudo, essa “vocalização” não possui limites de gênero ou idade. “Os resultados abordam diferentes culturas e gêneros. A ‘voz profunda’ sempre foi vista como um sinal de um orador que possui características dominantes no grupo”.

O próximo passo do projeto, segundo Signorello, é identificar se chimpanzés se comunicam de maneiras semelhantes ao assumirem posições mais altas em seus círculos sociais. “Nós vamos gravar primatas e ver como o padrão vocal do líder muda, de uma maneira acústica, e como o comportamento vocal do indivíduo se altera quando ele toma ou passa a querer a liderança.”

Com The Independent

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.