Após ser líder da equipe de marketing de uma startup na Lituânia, Lukas Yla decidiu seguir seu sonho e partiu para San Francisco em busca de uma vaga em uma grande empresa de tecnologia. Com dinheiro para apenas algumas semanas de estadia, ele decidiu usar uma estratégia nada ortodoxa para chamar a atenção das companhias. “Eu sabia que me ignorariam porque eu não me formei ou tenho experiência nos Estados Unidos”, afirmou.
Então, Yla começou a sua pesquisa encontrando uma padaria que fizesse donuts saborosos. O próximo passo foi pedir um hambúrguer da franquia Postsmasters, prestando atenção na forma como eles faziam a entrega, e fazer uma camisa copiando o logo da empresa. Fantasiado de entregador, Lukas andou 32 quilômetros por dia e distribuiu uma série de caixas à executivos com seu currículo. “Na maioria das vezes, eles ficavam chocados e perguntavam como eu consegui entrar no prédio”.
Aparentemente, o esforço deu resultado. Das quarenta entregas feitas, dez acabaram virando convites para entrevistas formais. O uso do logo da Postmasters também não foi um problema “Nós amamos”, disse Kristin Schaefer, vice-presidente de estratégia da companhia. A criatividade de Yla foi tamanha que a Postmasters decidiu convidar o jovem para uma conversa. “O nosso CEO vai conversar com ele na semana que vem, então talvez ele até consiga uma oferta de trabalho”, completou Schaefer.
Para Heather Johnston, vice-presidente regional da empresa de recrutamento Robert Half, a ideia de Yla demonstra muito do seu perfil profissional “Ele parece ser um cara que faz as coisas e está disposto a fazer o que for preciso para conseguir um emprego. Eu contrataria ele”, diz.
Com ABC