As mídias sociais se tornaram um importante instrumento para as campanhas políticas em grande e pequena escala.
Na busca por exposição nos meios digitais, um candidato mexicano a governador acabou viralizando de um jeito que sua equipe não esperava. Javier Zapata, membro do partido periférico Social Encounter, estampou vários outdoors com seu característico bigode e a legenda #hashtagcampaña, ou #hashtagcampanha.
Obviamente, a internet percebeu o erro e, apesar de a equipe afirmar que a repercussão foi planejada, questionou a escolha de Zapata. “#hashtagcampaña pode ser um erro de um ignorante ou a ingenuidade de um expert. Nós nunca saberemos”, escreveu um usuário do Twitter. Até mesmo a conta da Netflix, empresa conhecida por seu uso oportuno das tendências do momento nas redes sociais, embarcou no uso da #hashtagcampaña.
De acordo com o analista político Fernando Dworak, a estratégia de Zapata foi bem vista em um momento onde as campanhas políticas mexicanas consistem em repetições constantes de propaganda. Mas, como muitas estratégias no ambiente digital, ela poderia ter dado muito errado: “Há tanta improvisação no marketing político online que os erros são mais frequentes do que os acertos”.
O político bigodudo divulgou um comunicado a respeito de sua estratégia destacando, principalmente, a simplicidade por trás dela. “Eu estou convencido de que pessoas comuns têm mais experiência em criar hashtags de campanhas políticas do que os próprios partidos ou consultores que cobram milhões.”