Uma estrada próxima ao condado de Dodge, no estado americano do Wisconsin, ficou repleta de balinhas vermelhas na noite da última terça-feira (17). Segundo o xerife do condado, a origem dos doces é desconhecida, mas eles ajudaram a dar tração aos carros e aplacar os efeitos da neve que caia na ocasião. Na tarde de quarta, os oficiais descobriram que os doces estavam sendo transportados em um caminhão. Por causa da chuva, a caixa onde as balinhas estavam guardadas desintegrou e elas rolaram pela estrada.
O dono do carregamento afirmou que as cargas tinham como destino fazendas na região e seriam usadas para alimentar gado. Em entrevista à CNN, um fazendeiro disse que o uso de doces, considerados como “carboidratos baratos”, no campo vem aumentando nos últimos anos, sendo que fábricas de doces e padarias vendem os excessos de produção.
A prática se popularizou após 2012, quando o milho ficou mais caro e os donos de rebanhos precisaram pensar em outras fontes de alimentação para seus animais. “É uma boa maneira para os produtores reduzirem o custo da alimentação e fornecer comida mais barata aos consumidores”, explica Ki Fanning, nutricionista de animais de grande porte.
Além da economia, será que a dieta com os doces pode ter algum efeito negativo para os humanos? Para o professor de ciências animais da Universidade do Tennessee, John Waller, esse tipo de alimentação pode ser viável. “Mantém a gordura dentro do gado e é uma boa maneira de dar nutrientes. A alternativa seria colocar esses doces no pasto”.
Com Fox6Now