A Noruega anunciou nesta semana o lançamento de um banheiro público conceitual localizado na ponta de um fiorde na costa oeste do país. Batizado de Ureddplassen, o banheiro tem forma de uma onda e possui um terraço com vista para o arquipélago de Lofoten, no Mar da Noruega.
“Ureddplassen é um lugar para uma parada curta, um descanso, um piquenique ou para longas noites com o sol da meia-noite e a aurora boreal”, explicou o Nasjonale turistveger, serviço de rotas turísticas na Noruega, sobre percurso cênicoa de Helgelandskysten, onde o banheiro foi instalado.
Quem ficar na fila para usar o banheiro pode se sentar em um dos bancos feitos de marfim-rosa da Noruega, mesma pedra usada na construção do prédio das Nações Unidas, em Nova York. O projeto é dos arquitetos de Oslo Marit Justine Haugen e Dan Zohar.
“A vista do local é única e os lugares estão protegidos do barulho do trânsito”, afirmou Steinar Skaar, gerente da rota de Helgelandskysten, o mais longo dos 18 percursos do tipo no país, em entrevista ao jornal The Telegraph. O percurso da Helgelandskysten começa na cidade de Holm, no sul, passa pelo Círculo Polar Ártico, e vai até Godøystraumen, no norte. Para completa-lo, é necessário fazer seis travessias de balsa e percorrer 416 quilômetros.
A parada também faz o papel de um memorial homenageando 42 noruegueses mortos em fevereiro de 1943, quando o submarino onde trabalhavam afundou após se chocar com uma mina deixada por um navio alemão, durante a 2ª Guerra.
Com The Telegraph