PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Por falta de salada, mercado negro da alface surge na Inglaterra

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 23 fev 2017, 12h32
repolho
()

Uma tempestade nos campos do mediterrâneo fez com que supermercados e quitandas criassem um sistema de racionamento de saladas e vegetais. A medida desagradou os ingleses, que acabaram criando um mercado paralelo para a venda de produtos escassos.

Na última quinta-feira (2), as redes de supermercados Tesco e Morrison, por exemplo, lançaram uma política impedindo que os clientes comprem mais de três pés de alface americana vindos da Espanha, em uma tentativa de manter os estoques. Restaurantes e lanchonetes foram acusados de estarem contribuindo para as restrições ao varejo, pois conseguem comprar produtos em grandes quantidades.

Os produtos passaram a ser comercializados, inclusive, de maneira online. Um post no site de vendas Gumtree oferecia uma caixa de alface, que costuma ter o preço médio de 5 euros, por 50 euros. O anúncio dizia “Uma caixa de alface americana recém-colhida. Há uma escassez dessas belezinhas, então o preço está mais alto por causa da demanda”.

Mas a falta de alface, segundo alguns especialistas, pode fazer com que outros produtos cultivados na Inglaterra ganhem espaço. “Nós deveríamos usar os vegetais sazonais da Inglaterra, já que eles são precificados racionalmente e promovem uma dieta variada. Ao depender de importações, perdemos o prazer de esperar por coisas como aspargos e frutas na primavera”, afirmou Alan Titchsmarsh, jardineiro celebridade.

A expectativa das autoridades é de que a oferta de vegetais e folhas se estabilize em abril. Enquanto a nova safra não chega, o setor do agronegócio inglês viu seus números saltarem nas últimas semanas. O porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Comida e Assuntos Rurais (Defra, em inglês), afirmou que o governo está monitorando a situação. “Claramente, há uma situação causada pelo tempo ruim no continente europeu e isso está afetando as plantações. E os supermercados estão trabalhando duro para corrigir qualquer problema na logística de oferta”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.