A secretária de educação de Donald Trump, Betsy DeVos, afirmou ao senado americano que cada estado deveria definir se a posse de armas seria permitida dentro de escolas, citando a proteção contra ursos cinzentos como parte de sua resposta. DeVos também disse que, caso Trump queria banir a lei que proíbe a presença de armas de fogo em perímetros escolares, posição que o republicano defendeu ao longo de sua campanha, ela apoiaria a decisão.
O senador de Connecticut, Chris Murphy, representante de Sandy Hook, lugar onde ocorreu um tiroteio em uma escola em 2012, perguntou a DeVos se ela acha que armas “podem estar em qualquer lugar dentro ou próximas a escolas”. A secretária respondeu dizendo que “acha melhor que as cidades e os estados decidam”. Após ser pressionada novamente por Murphy, DeVos mencionou um caso no Wyoming, onde uma escola colocou cercas para proteção contra ursos cinzentos. “Eu imagino que há uma arma nessa escola para proteger em caso de eventuais ursos”, afirmou.
Apesar da sua posição obliqua em relação à questão das armas em ambiente escolar, DeVos se mostrou solidária com as famílias que foram vítimas de crimes com esse método. “Por favor, saiba que meu coração sangra e está quebrado pelas famílias que perderam qualquer pessoa por violência armada”. Mais tarde, no Twitter, Murphy, que advoga a favor do controle de armas, publicou a seguinte mensagem. “Nesta noite, DeVos não se opôs a colocar armas em nossas escolas. Eu estremei diante dessa resposta. E qualquer pai americano também deveria”.
Com CNN