5 programas nerds imperdíveis na Virada Cultural de São Paulo
Nesse fim de semana vai rolar em São Paulo a Virada Cultural. Grandes shows de bandas nacionais e gringas acontecem durante 24 horas entre sábado e domingo, além de filmes, peças de teatro e mostras. Para que você não se perca por São Paulo, a organização criou um aplicativo para iOS e Android e disponibilizou toda a programação no site oficial. A SUPER selecionou as partes mais divertidas e nerds do evento. Use este guia para fugir da muvuca e se divertir no centro de São Paulo.
1 – Enquanto isso, na Sala da Justiça
O nome da atração já deixa bem claro que tem super-heróis metidos na história. Além do pessoal da Liga da Justiça, outros personagens dos quadrinhos, animês e ficção cientifica vão se reunir no Plenário da Câmara Municipal para promover jogos, gincanas e outras atividades lúdicas. Às 19h do sábado, rolam exibições de animês e filmes baseados nos quadrinhos. Para crianças e adultos.
2 – Batalha Viking e Swordplay
Também na região da Câmara Municipal, um tablado vai ser montado para receber duelos e batalhas. No melhor estilo batalha campal, às 21h do sábado, a Ordo Draconis Belli, um grupo dedicado à cultura medieval, encena uma batalha viking com réplicas de armas e figurino de época. Logo depois, às 22h, começa uma exibição de Boffering, um esporte que usa réplicas de armas feitas de espuma e plástico para simular duelos.
3 – Jam Session de quadrinhos
Na HQ Mix, livraria especializada em quadrinhos, vai ser criada uma História em Quadrinhos sem Fim. Ou quase. Diversos artistas dos comics vão se reunir e criar uma longa HQ, cada um do seu jeito e começando do ponto em que o colega parou (10h do sábado às 20h do domingo). Sabe o jogo “sem pé nem cabeça”? É tipo isso, só que bem mais legal. O público vai poder ver os artistas desenhando, criando o roteiro e terminando a arte ao vivo. Ali perto, no restaurante Gastrô, chefs terão preparado pratos e petiscos inspirados pelos heróis mais famosos dos quadrinhos que serão vendidos a preços especiais durante a madrugada.
4 – Na trilha dos games e outras descobertas
Para quem curte o Videogames Live – evento que rola uma vez ao ano em São Paulo com uma orquestra tocando temas de games – , essa é uma boa opção. No Sesc Ipiranga, às 13h do domingo, o Quarteto Tessares vai interpretar grandes clássicos do mundo dos games com instrumentos de corda eruditos. Depois, ainda rola uma conversa sobre a evolução dos games.
5 – RPG e a Estética do Mal do Século
No Sesc Carmo, às 18h, mesas com clássicos do RPG, como Vampiro – A Máscara e Dungeons & Dragons, ficarão montadas para quem quiser jogar e alguns Mestres do gênero vão receber curiosos e interessados para ensinar um pouco sobre os jogos, o desenvolvimento de personagens e das tramas. No mesmo Sesc, das 18h às 22h, um sarau literário com temática do século XIX traz o Zé do Caixão para ler Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, e André Matos para ler Baudelaire e Lord Byron. Para o pessoal mais sombrio.
Endereços:
Câmara Municipal: Viaduto Jacareí, 100
HQ Mix: Rua Tinhorão, 124
Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822
Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147