Assistimos ao 1º episódio! Saiba as novidades da 4ª temporada de Game Of Thrones
Por Lorena Dana, do Rio de Janeiro
A convite da HBO Latin America, a SUPER foi ao Rio de Janeiro conferir uma exibição exclusiva do primeiro episódio da quarta temporada de Game Of Thrones. A série volta ao ar neste domingo (06 de abril) às 22 h. Saiba o que vai rolar de novo e de legal na história. Fique tranquilo, o texto está livre de spoilers 😉
Westeros em colapso
As consequências do Casamento Vermelho (você viu a última temporada, certo?) foram avassaladoras. Mesmo com a ameaça velada de Stannis Baratheon, o domínio de Joffrey sobre os Sete Reinos torna-se indiscutível. Sem Rob Stark, o Norte está desestabilizado e condicionado às artimanhas do traidor Roose Bolton – que abandonou suas raízes para aliar-se à casa Lannister. Nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy revezam seus esforços entre planos para reinar sobre Westeros (ou pelo menos parte do Norte) e discussões a respeito do futuro de Theon – o herdeiro que, agora, nada mais é do que um Fedor eunuco na masmorra suja de algum bastardo maluco.
Por causa da falta de um governante legítimo, e das disputas localizadas por terras e poder, o caos se instaura no continente. A população sofre com saques, assaltos, assassinatos, estupros e todo tipo de violência que se possa imaginar. Nenhum lugar é seguro e todos são suspeitos. As bandeiras das Casas importam cada vez mais para alinhamentos políticos, e cada vez menos para sentenciar alguém à morte.
Esse episódio mostra o lastro cadavérico das batalhas, o sentimento generalizado de instabilidade e insegurança, a trivialidade das disputas, e a iminência de novos focos de conflito.
O casamento do leão e da flor
Quem se importa com um reino em colapso quando se está às vésperas do Casamento Real, certo? Provavelmente, muita gente. A plebe está angustiada com a coexistência desses dois fatos tão discrepantes. Por isso, a ordem na Fortaleza Vermelha é focar os detalhes da festança. Que roupa vestir? Vai ter torta de pombo? Os convidados estão chegando? Essa cerimônia pode ser tanto um acordo político certeiro, quanto o “pão e circo” necessário para acalmar os ânimos exaltados da população.
Por falar em casamento, com o retorno do “tio” Jaime Lannister a Porto Real, o noivo Joffrey se vê com mais motivos para ser arrogante e odioso. Ele já considerava bastante tentador atormentar a pobre Sansa Stark, mas nada se compara a torturar psicologicamente um membro da família e da Guarda Real que é dado por inválido após perder sua mão de batalha.
ESPECIAL: Explore a geografia de Westeros (e Essos!) neste infográfico
A Víbora Vermelha manda beijos
Os fãs dos livros já conhecem os Martell, mas o pessoal que acompanha apenas a série de TV pode ficar um pouco confuso com a aparição de alguns personagens de Dorne. Resumindo: o Sul de Westeros é dominado pela Casa Martell e suas casas vassalas. Por questões políticas que envolvem o passado dos Sete Reinos, eles se dão muito mal com a Casa Lannister. A rixa é tão séria, que os Martell não visitam Porto Real desde que o usurpador Robert Baratheon tomou o Trono de Ferro!
Acontece que Oberyn Martell, o príncipe de Dorne (também conhecido como Víbora Vermelha, ou como um pervertido sexual), decide passar alguns dias na capital para comemorar o casamento de Joffrey e Margaery Tyrell. Essa visita surpresa, regada a vingança, provavelmente vai dar errado: sim ou com certeza?
A traição de Jon Snow
Na última temporada, você viu que Jon Snow se passou por um dissidente da Patrulha da Noite para ganhar a confiança de Mance Raider e seu exército de selvagens. Essa incursão indesejada às terras além da Muralha, que de certa forma tornou-se uma ação de espionagem, rendeu boas informações ao bastardo, assim como a perda da virgindade e três dolorosas flechadas disparadas por sua amada.
Ao chegar a Castelo Negro, Jon precisa encarar as consequências de sua aventura. De corvo-modelo-admirado-pelo-comandante, ele passa a traidor, quebrador de votos e simpatizante dos povos livres. Sua missão agora é fazer com que seus irmãos patrulheiros entendam que julgá-lo é a menor das preocupações. A poucos quilômetros dali, selvagens arquitetam um plano audacioso para exterminar a Patrulha da Noite e invadir o Norte de Westeros.
A conquistadora de Essos
Enquanto não chega a Westeros, Daenerys Targaryen mostra toda sua soberania ao conquistar o continente vizinho: Essos. Com seu exército de Imaculados, ela domina Astapor e Yunkai. Seu próximo objetivo é tomar Meereen, a maior das últimas cidades escravagistas. O primeiro episódio da quarta temporada mostra a jornada de Dany pela Baía dos Escravos e sua relação com os dragões – que estão maiores e mais perigosos do que nunca.
TESTE: A qual das grandes casas de Westeros você pertence?
CURIOSIDADES SOBRE O EPISÓDIO
ROSTINHO NOVO – O grandalhão Ed Skrein está fora da produção! Agora o personagem Daario Naharis é interpretado pelo ator Michiel Huisman. Não se assuste se não reconhecê-lo de primeira.
RHAEGAR TARGARYEN – Nesse episódio há uma menção ao príncipe de Pedra do Dragão, morto por Robert Baratheon na lendária Batalha do Tridente. O roteiro pode ser mais um indício de que uma aclamada teoria faz sentido! (Saiba mais sobre essa teoria na próxima semana, em uma matéria especial que estamos produzindo!)
RETORNO INESPERADO – Um personagem aparentemente bobo retorna à trama. Como sabemos que George Martin não dá ponto sem nó, já estamos de olho!