Grandes mulheres cientistas são homenageadas em série de ilustrações
Rosalind Franklin, Marie Curie, Valentina Tereshkova, Jane Goodall, Patricia Bath. Pioneiras e inventoras, essas são só algumas das mulheres que fizeram grandes contribuições ao campo das ciências. Se nenhum desses nomes soa familiar para você, é hora de explorar a série de ilustrações Women in science.
Nas imagens, importantes cientistas foram recriadas nos traços da ilustradora e designer Rachel Ignotofsky. A artista, que sempre foi apaixonada pelas ciências, apresenta também em seus desenhos objetos que remetem ao campo de pesquisa de cada uma das cientistas e descrições de alguns de seus grandes feitos.
“Eu queria celebrar as conquistas dessas mulheres e também inspirar jovens a fazerem perguntas sobre o mundo em que vivemos e serem as responsáveis por descobrir as respostas”, Rachel afirma em seu site oficial.
Marie Curie (1867 – 1934), física e química
Pioneira na pesquisa da radioatividade e vencedora de dois Prêmios Nobel, Marie foi responsável por descobrir dois elementos químicos (polônio e rádio) e fundou o Institut Curie em Paris.
Grace Hopper (1906 – 1932), analista de sistemas e cientista da computação
Inventora do primeiro compilador para uma linguagem de programação de computador, Grace foi pioneira na implementação de padrões de teste para sistemas de computadores.
Rosalind Franklin (1920 – 1958), química e cristalógrafa
Pioneira da biologia molecular, Rosalind é autora de estudos fundamentais sobre as estruturas moleculares de DNA, RNA, vírus, carvão e grafite, e foi responsável pela descoberta de que oDNA tinha forma helicoidal.
Jane Goodall (1934 – ), primatóloga, etóloga e antropóloga
Maior especialista do mundo em primatas, Jane foi responsável pela descoberta da linguagem e de ferramentas primatas. É mensageira da paz das Nações Unidas, ativista do direito dos animais e da preservação da vida selvagem.
Valentina Tereshkova (1937 – ), engenheira e cosmonauta
Primeira mulher a visitar o espaço, Valentina registrou mais tempo de vôo do que todos os astronautas americanos que tinham explorado o espaço antes dela. Suas fotos do horizonte foram usadas para identificar camadas de aerossóis na atmosfera.
Até o momento, sete cientistas já foram retratadas. A ideia da artista é criar um total de cinquenta ilustrações com mulheres inspiradoras. Os trabalhos de Rachel Ignotofsky também podem ser acompanhados através de sua conta no Instagram.