PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“Máquina do tempo” reúne referências à cultura pop em The Office

Por Jessica Soares
Atualizado em 3 set 2024, 10h20 - Publicado em 25 abr 2014, 16h23

Em 24 de março de 2005 estreou na TV americana a série que nos apresentou ao melhor pior chefe da ficção. Inspirada no seriado britânico de mesmo nome criado por Ricky Gervais e adaptada para os EUA por Greg Daniels, ao longo de seus 9 anos em exibição, The Office arrematou mais de 132 indicações a Dundies prêmios da televisão, conquistando um total de 28 vitórias. Passado quase um ano desde que Michael Scott e cia. nos deixaram (o episódio final do seriado foi ao ar em maio de 2013), dois sites apareceram para mostrar que o legado deixado pelos excêntricos trabalhadores da Dundler Mifflin segue firme e forte.

Joe Sabia é o responsável por The Office Time Machine e The Office Stare Machine, projetos que fazem uma super-compilação de dois dos aspectos que tornaram o seriado tão singular: as incontáveis referências culturais feitas nos episódios e os muitos olhares silenciosos que os personagens direcionaram às câmeras dos meta-documentaristas que os acompanharam ao longo de quase 10 anos.

“The Office desperta empatia (e é hilário) porque pega tanto emprestado da cultura popular – e as pessoas entendem essas referências. Cultura é o conhecimento, a arte e os costumes coletivos da sociedade. Ela nos envolve, nos une e nos permite rir em conjunto de uma piada sobre Ben Franklin ou M. Night Shyamalan. Cultura é, basicamente, o tempero em uma refeição”, afirma o artista digital no site da “máquina do tempo” lançada em março deste ano, um site que reúne as 1.300 referências à cultura pop feitas pelos personagens ao longo dos 201 episódios do seriado. Para viajar no tempo basta acessar The Office Time Machine e escolher um ano (antes ou depois de Cristo!) e assistir ao vídeo que reúne todas as referências culturais a personalidades e eventos do período selecionado.

Continua após a publicidade

Ao todo, Joe Sabia dedicou um ano e meio ao processo de assistir às nove temporadas da série registrando e pesquisando cada uma das referências e editando os mais de mil trechos. Como já estava com a mão na massa (that’s what…), ele também separou todos os trechos em que um personagem olhava para a câmera sem dizer nada. Com a ajuda do amigo programador Aaron Rasmussen, Joe trabalhou para transformar todas estas “encaradas” em uma experiência interativa. O resultado do trabalho pode ser visto em The Office Stare Machine, lançado em abril: no site, um total de 706 olhares silenciosos foram indexados por emoções. Basta digitar um sentimento para trocar olhares com personagens. Dica: clique em “confused” para relembrar todas as gloriosas (e recorrentes) vezes que Jim “Big Tuna” Halpert compartilhou seu desamparo com as câmeras.

O criador promete: se você aguentar assistir a todos os 706 olhares vai acessar um vídeo “secreto e épico”.

As iniciativas divertidas têm também uma motivação séria: Joe começou esse projeto para defender a reforma de direitos autorais e de uso justo. “O copyright – sistema criado há centenas de anos para incentivar os criadores a fazerem coisas legais – cai por terra em situações em que criadores não tem nenhuma intenção de roubar a obra de outros artistas, não tem intenção de exploração comercial; (…) e querem criar nova cultura pegando emprestado elementos de cultura produzida antes”, explica no site. A esperança dele é que o projeto ajude a diminuir o número de processos por ~uso indevido e não autorizado~ de imagens. “A intenção é mostrar o quanto dependemos de cultura. Então vamos deixar os artistas pegarem sem medo de ser processados. (…that’s what she said )”, defende.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.