Na cozinha: novo curta em stop-motion de diretor indicado ao Oscar tem ingredientes inusitados
Bola de futebol americano, luvas de boxe, cartas de baralho, discos de plástico e molas coloridas. Estes são alguns dos ingredientes (um tanto indigestos, é verdade) do novo curta do diretor Adam Pesapane – mais conhecido como PES.
“Eu sempre adorei pegar coisas cotidianas e transformá-las em algo inesperado através da animação. É magia pura!”, afirma o artista no site da campanha de crowdfunding que ajudou a financiar o filme. Mais elaborado curta já feito por Pesapane, o vídeo em stop-motion vinha sendo pensado há três anos, desde que lhe veio a mente uma imagem: uma luva sendo fatiada em uma máquina de frios.
“Peguei tudo que eu juntei ao longo dos anos – luvas de boxe arranhadas, bolas de futebol desgastadas pelo tempo, luvas de hóquei e de beisebol – e resolvi cortá-las para construir o melhor sanduíche de todos os tempos… embora deva ser um pouco difícil para comer!”, brinca.
Todas as “iguarias” foram reunidas em um cenário que remete às origens do “sanduíche submarino” – nome que recebe a clássica combinação ítalo-americana, que data do século 20, de baguete recheada com carne, queijo, tomate, alface e condimentos.
O curta em stop-motion aposta em uma receita que o artista começou a experimentar em 2008 com Western Spaghetti, que ficou no segundo lugar na lista de melhores vídeos daquele ano da revista TIME e recebeu menção honrosa no Festival de Sundance:
Muito elogiado (e premiado) por sua imaginação irrefreável, o artista ganhou ainda mais notoriedade em 2013: ele é o responsável pelo menor filme já indicado ao Oscar. Naquele ano, Fresh Guacamole (que tem apenas 1 minuto e 40 segundos) recebeu uma nomeação na categoria de Melhor Curta Animado da 85ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Como nos outros trabalhos do artista, o curta em stop-motion aposta em brincadeiras visuais e trocadilhos com palavras na língua inglesa – quando uma bola de beisebol é picada (“diced”, em inglês), por exemplo, é substituída por pequenos dados (“dices”, na gringa). Rá. Sacou?
Como piada explicada não tem graça, a gente recomenda se jogar nas imagens e ideias construídas pelo artista. Para Michel Gondry – diretor e co-roteirista de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças -, elas são a alma dos trabalhos de Pesapane. “Clicar em um filme de PES é abrir um cofre e, de repente, ver um milhão de ideias brilhando e explodindo. A única razão que você tem para fechar a porta é para poder reabri-la logo depois e ver o que irá aparecer em seguida”, afirmou em entrevista à Paste Magazine.
“Eu não me considero um animador, meus filmes são sobre os objetos em si”, afirma PES. É por isso que em KaBoom! (que você vê abaixo) faz muito mais sentido do que poderia parecer em um primeiro momento que armas disparem pipocas explosivas em um avião militar ou que cupcakes sejam atacados por velinhas de aniversário em Game Over, vídeo que recria antigos jogos de arcade.
Mais trabalhos do americano podem ser assistidos em seu canal no YouTube ou no site eatPES.