Projeto coloca literatura à mesa
Livros são um prato cheio para artistas em busca de inspiração. E, no caso de Dinah Fried, a literatura lhe rendeu um banquete. A designer estadunidense é a responsável por Fictitious Dishes: An album of literature’s most memorable meals (“Pratos ficcionais: um álbum com as refeições mais famosas da literatura”, em português), livro de fotografias que leva refeições literárias à mesa.
O projeto começou em 2012, quando a artista ainda era estudante da Escola de Design de Rhode Island. Naquele ano, ela resolveu criar cinco interpretações fotográficas de momentos culinários de obras clássicas e contemporâneas da literatura. Em 2014, a iniciativa foi transportada novamente para as páginas em versão estendida: o livro, que reúne 50 pratos e referências às suas obras de origens, chegou às prateleiras americanas em abril.
Da mesa florida do chá das cinco oferecido pelo Chapeleiro Maluco em Alice no País das Maravilhas, passando pelo prato de fome de Oliver Twist até chegar aos sanduíches solitários de Holden Caulfield em O Apanhador no Campo de Centeio, confira abaixo algumas das criações da artista:
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (1865)
O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger (1951)
A redoma de vidro, de Sylvia Plath (1963)
Oliver Twist, Charles Dickens (1837)
On the road, Jack Kerouac (1957)
O sol é para todos, de Harper Lee (1960)
Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson (2005)
Moby Dick, Herman Melville (1851)
Imagens: Dinah Fried