Quem tem medo de spoilers? Netflix cria site dedicado aos segredos (nem tão bem guardados) do cinema e da TV
Uma morte em cinco golpes, o veneno escondido no cigarro, um encontro fatal no metrô. Quanto tempo você acha que é preciso esperar até que grandes reviravoltas ou momentos decisivos de séries e filmes sejam considerados “domínio público”? O site Living with spoilers te ajuda a medir as chances de arruinar vidas amizades ao deixar escapar um ou outro spoiler inconsequente.
Criada pela Netflix, a página é um perigo para aqueles que acham que segredos não tem prazo de validade. Em What kind of spoiler are you? – área do site liberada até para os mais puristas – você faz o teste para descobrir que tipo de estraga prazeres mais combina com você – o sem noção, que fala mais do que deve sem pensar duas vezes; o codificado, mestre em dizer sem revelar; o descarado, que não tem vergonha ou remorso de espalhar spoilers por todos os lados; o power spoiler, seu “melhor inimigo”, que faz questão de te apresentar (e estragar) as melhores reviravoltas da cultura pop; ou o impulsivo, que, na empolgação, revela os segredos de três temporadas inteiras mais rápido do que você consegue dizer Luke, I’m your father.
Em The public domain of spoilers, você ajuda a estabelecer critérios de boa convivência – é possível votar para criar um termômetro de spoilers socialmente aceitos e aqueles que ainda são considerados segredo de estado. Mais de 80% da galera que já votou acha okay comentar à vontade detalhes da trama de filmes como A primeira noite de um homem (1967), Os caça-fantasmas (1984), Pânico (1996) e Kill Bill: Volume 2 (2004). Quando o assunto são séries recentes como Orange is the new black (2013-) e House of Cards (2013-), a coisa muda de figura – menos de 40% dos votantes acham de bom tom estragar a surpresa.
Por último, a página oferece uma roleta russa de desilusõesspoilers chamada Spoil Yourself. Quem escolhe ultrapassar o sinal de aviso vai ser “presenteado” com uma revelação impossível de ser esquecida. Pense duas vezes antes de se aventurar por lá – de Twin Peaks (1990) a The Walking Dead (2010), passando por Cães de Aluguel (1992) e Guerra Mundial Z (2013), você não será poupado.