PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

As armas caseiras dos ucranianos

Você provavelmente ouviu falar dos protestos que estavam acontecendo na Ucrânia, certo?  Desde o fim do ano passado, milhares de pessoas foram às ruas contra o então presidente do país, Viktor Yanukovich, após ele ter se recusado a assinar um acordo com a União Europeia e ter preferido manter relações com a Rússia. Esses protestos […]

Por Ana Prado
Atualizado em 3 set 2024, 10h23 - Publicado em 26 mar 2014, 21h18

Você provavelmente ouviu falar dos protestos que estavam acontecendo na Ucrânia, certo?  Desde o fim do ano passado, milhares de pessoas foram às ruas contra o então presidente do país, Viktor Yanukovich, após ele ter se recusado a assinar um acordo com a União Europeia e ter preferido manter relações com a Rússia. Esses protestos foram reprimidos com extrema violência e, até fevereiro deste ano, mais de 80 pessoas haviam morrido.

Circularam vários vídeos mostrando alguns desses confrontos, mas o site da revista Wired publicou algumas fotos impressionantes de algo que não pudemos ver direito nos vídeos: os instrumentos usados pelo povo tanto para se proteger quanto para atacar as forças de segurança do governo.

As imagens mostram armas bem rudimentares feitas em casa. O fotógrafo Tom Jamieson, que fez as imagens, comentou: “Não dá para não notar a natureza ‘faça-você-mesmo’ da coisa toda, desde as barricadas até a armadura totalmente inadequada que as pessoas estavam usando, e as armas também. Parecia algo saído de Mad Max, foi uma loucura”.

Veja algumas imagens:

armas-ucrania-1 armas-ucrania-2 armas-ucrania-3

Continua após a publicidade

Clique aqui para ver mais.

Em tempo: no dia 22 de fevereiro, o presidente da Ucrânia fugiu e largou a presidência. Um governo provisório foi montado e haverá eleições em maio. Mas este não é o fim da luta: agora, o país, que é uma ex-república soviética, acabou de perder o território da Crimeia (península no sudeste ucraniano cuja maioria da população é de etnia russa) para a Rússia, após uma votação considerada ilegal pela comunidade internacional. Os EUA e a União Europeia já impuseram sanções ao governo russo, mas ninguém pretende recuar. Vamos acompanhar.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.