Bandas fazem música a partir de sons do espaço
Em 1977, a NASA lançou ao espaço as sondas Voyager 1 e 2. A Voyager 1 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a sair do Sistema Solar e entrar no espaço interestelar, viajando, como disse a NASA, “mais longe do que qualquer pessoa ou coisa na história”. A sua sonda gêmea deve chegar […]
Em 1977, a NASA lançou ao espaço as sondas Voyager 1 e 2. A Voyager 1 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a sair do Sistema Solar e entrar no espaço interestelar, viajando, como disse a NASA, “mais longe do que qualquer pessoa ou coisa na história”. A sua sonda gêmea deve chegar lá em breve.
Além de tirar fotos, as sondas têm sensores para gravar a radiação eletromagnética emitida pelos vários corpos celestes que elas encontram pelo caminho (todo corpo celeste funciona como uma espécie de emissora de rádio, soltando ondas que podem ser traduzidas na forma de sons).
Até aí, nada de novo: a chamada radioastronomia existe desde os anos 30 e foi fundamental para descobertas importantes da astronomia. Dá para saber sobre esses sons do espaço (e ouvir alguns deles) aqui e aqui.
A novidade é que a gravadora Lefse Records resolveu pedir a 14 bandas e produtores, como Beach House, Youth Lagoon e The Antlers, que gravassem músicas incorporando esses sons do espaço captados pelas sondas Voyager. E o resultado, chamado de “The Space Project”, é sensacional.
Dá para ouvir o disco todo aqui. Veja a lista de músicas (e os corpos celestes que participam delas) abaixo:
Jupiter:
A Porcelain Raft: “Giove”
B The Antlers: “Jupiter”
Miranda (a menor das grandes luas de Urano):
A Mutual Benefit: “Terraform”
B Anna Meredith: “Miranda”
Netuno:
A The Spiritualized Mississippi Space Program: “Always Together With You (The Bridge Song)”
B The Holydrug Couple: “Amphitrites Lost”
Urano:
A Youth Lagoon: “Worms”
B Blues Control: “Blues Danube”
Saturno:
A Beach House: “Saturn Song”
B Zomes: “Moonlet”
Terra:
A Absolutely Free: “EARTH I”
B Jesu: “Song of Earth”
Io (uma das quatro grandes luas de Júpiter)
A Benoit & Sergio: “Long Neglected Words”
B Larry Gus: “Sphere of Io (For Georg Cantor)”