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4 segredos que o game “Dots” usa para te deixar viciado

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 20 ago 2024, 11h15 - Publicado em 16 jul 2013, 14h05

Quando você estava finalmente se livrando do vício de jogar “Candy Crush” no seu celular, apareceu aquele seu amigo geek e te apresentou “Dots” – um jogo com design minimalista que não lembra em nada a estética infantil dominante nos jogos casuais.  É, e aquele joguinho de pontos coloridos parecia simples, mas te dominou, te dominou.

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E por que raios você não consegue parar de conectar os pontinhos multicolores? A revista Wired entrevistou os game designers responsáveis pelo Dots e fez um artigo bem bacana desvendando os mistérios por trás dessas bolinhas minimalistas. É uma verdadeira aula para os interessados em criar seus próprios jogos e – para quem está com o inglês enferrujado – eu resumo as 4 sacadas do jogo abaixo.

1) Comece devagar
Para cativar os jogadores casuais, você não pode complicar muito as regras do jogo. Comece simples, com uma mecânica fácil e divertida. Inclua elementos complicadores de acordo com a evolução do jogador, quando ele já estiver “fisgado”. Como já nos ensinava Fabiano Onça – um dos mestres do game design brasileiro – jogos simples e divertidos são os mais geniais.

2)Muita explicação mata a emoção.
Esqueça tutoriais animados, caixas gigantes com regras ou qualquer outro “blá, blá, blá”. Como as regras do “Dots” são simples, você deve explicar o básico e deixar o jogador descobrir o resto. Melhor: os jogadores devem começar a compartilhar dicas e informações gerando mais barulho em torno do game e criando um clima de comunidade.

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3)Mantenha o design simples
Assim como as regras do jogo, o visual do game “Dots” é muito simples e minimalista. A ideia é fugir da ditadura do “cartoon” vista nos jogos casuais como “Farmville” e “Candy Crush” procurando manter uma estética mais neutra, que não espante jogadores mais “maduros” ou “sérios”.

4)Foque na longevidade.
A ideia da equipe que desenvolveu “Dots” não foi criar um hit efêmero preocupado apenas em extorquir dinheiro dos viciados jogadores. O sonho era criar algo como um “jogo de tabuleiro de bolso”, algo que – com as futuras evoluções previstas – possa ser jogador sempre e que te permita compartilhar bons momentos com amigos e família num sábado à noite.

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