JOGO DA INTUIÇÃO: Como produzir um newsgame em pouco tempo?
O DNA do jornalismo está na arte de contar boas histórias, independente da plataforma. Nossa tarefa no “Jogo da Intuição” era criar um conteúdo transmídia que se integrasse e complementasse na revista (capa de “Intuição”, edição 276) e no site. Na web, a ideia era fazer o internauta entender o conceito de microexpressões de uma forma divertida e empírica. O prazo era curto e a peça precisava ser simples. Criamos, então, uma pequena fotonovela interativa, onde o jogador controlava as decisões dos personagens, baseando se em fotos que mostravam as reações de cada um, após um evento. As fotos para revista e para o site foram tiradas na mesma seção, sob os olhares atenciosos dos designers Jorge Oliveira (revista) e Fabiane Zambon (site).
“Dois personagens suspeitos estão na rua à noite, você segue o caminho reto ou vira no beco?” Um rápido close no rosto de cada indivíduo mostrava as ambíguas microexpressões de raiva e desdém que devem motivar a tomada de decisão do jogador. No final, um texto apontava os erros, explicava as microexpressões e seu efeito no uso da intuição e ainda gráficos analisavam cada detalhe do rosto dos personagens e como eles compunham o “diagnóstico” de um sentimento.
– Experimente o “Jogo da Intuição” aqui!
-Saiba como os newsgames começaram no Núcleo Jovem
Créditos do jogo:
Edição: Alexandre Versignassi, Fred di Giacomo, Kleyson Barbosa – Edição de Arte: Fabiane Zambon, Jorge Oliveira – Desenvolvimento: Tadeu Correa – Fotografia: Dulla – Produção – Juliana Hirschmann – Agradecimentos: Bunnys, Damyller, Doc Dog, Q Vizu, Melissa, Spezzato, Tng