Sovietes – O quebra-cabeça vermelho
por Felipe Van Deursen
Em 2007, uma das efemérides mais comentadas e lembradas foi a dos 80 anos da Revolução Russa. A AVENTURAS NA HISTÓRIA chegou a lançar um especial inteiramente dedicado ao tema. Mas foi um outro aniversário dos lados de Moscou que jogou o site da revista, do qual eu era editor à época, no ainda inóspito e desconhecido universo dos newsgames: os 85 anos da criação da União Soviética, em 30 de dezembro de 1922.
A ideia originou-se de uma nota de página dupla publicada na revista. O repórter Carlos Bighetti, a editora de arte Débora Bianchi e eu nos debruçamos sobre o mapa da URSS, seus mais de 100 grupos étnicos e as 15 repúblicas que formavam o gigante vermelho. O infográfico apresentava cada nação com uma legenda que resumia a situação política atual e seu papel dentro do antigo país.
A migração para o site surgiu naturalmente, em uma conversa com a Débora. “E se fizéssemos um jogo?” – nem fazíamos ideia do termo “newsgame”. Foi então que convidei a parceira de vários outros infográficos Renata Aguiar para criar o quebra-cabeça “Sovietes”. Com base em informações sociopolíticas do país, o jogador deveria encaixar a peça no local exato. Bem, como estar por dentro da situação política de Belarus ou do Turcomenistão não é lá algo comum, na prática jogava-se com base no formato de cada peça-país, tentando encaixá-las no mapa. Tudo acompanhado com o humor peculiar de Borat, grande sucesso no cinema naquele ano e famoso representante do “grande Cazaquistão”. Lançado em dezembro de 2007, o jogo é um dos primeiros newsgames desenvolvidos no Brasil.
Ficou curioso? Joga aqui
Felipe Van Deursen é editor-assistente do site do Guia do Estudante, e já trabalhou nos sites da Aventuras na História e VIP.