PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Arremessar almôndegas para dar liga na carne funciona de verdade?

Olá, tenho uma pergunta de suma importância para a culinária mundial: Quando eu enrolo almôndegas para minha mãe, ela sempre me diz para jogar com certa força a referida bolinha de carne de uma mão para a outra para “dar liga” na carne. Senhor Oráculo, por que a almôndega que sofre um movimento de arremesso […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 24 Maio 2013, 12h00

Olá, tenho uma pergunta de suma importância para a culinária mundial:

Quando eu enrolo almôndegas para minha mãe, ela sempre me diz para jogar com certa força a referida bolinha de carne de uma mão para a outra para “dar liga” na carne. Senhor Oráculo, por que a almôndega que sofre um movimento de arremesso e supostamente ganha liga não se desfaz e as que não sofrem acabam rachando?

Obrigada!
Ilana P. Marques

almondega

i-nhami.

Não é mito não, Ilana. Sua mãe está tapada de razão. Jogar a almôndega de uma mão para outra ou mesmo contra as paredes de uma vasilha melhora mesmo a liga entre os ingredientes. Isso ocorre porque os choques ativam o colágeno presente na carne, o que faz com que a almôndega não se desmanche na hora de fritar. Quem explica é a chef Cacilda Vogel, professora do curso de Gastronomia da Univali, da simpática e  radiante no verão Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Segundo a professora, hoje a especialidade italiana é feita, na maioria das vezes, com carnes que possuem muito colágeno, como músculo e coxão-duro. É claro que os outros ingredientes, como o ovo e a farinha, também ajudam a dar a liga, ou seja, a evitar que a almôndega se decomponha.

Como em tantas maravilhas gastronômicas, as pessoas, no caso, esses italianos, sabiam disso muito antes de a ciência comprovar o método. Conforme Cacilda, a sábia arte culinária da Bota já diz há décadas que o movimento de arremesso garante uma boa fritura.

meat-loaf

[crédito das imagems: Alan e Wikicommons (2)]

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.