Como faz para ir ao banheiro em uma viagem de balão?
Ó, tutorial dos sábios, como se faz para ir ao banheiro em viagens ou travessias de balão? Rafael Gidra, Rio de Janeiro, RJ NÃO COM ESTE BALÃO Não faz, meu caro Rafael preocupadão. Ou faz, digamos, de forma improvisada. O milionário americano Steve Fossett, que deu a volta ao mundo de balão em duas […]
Ó, tutorial dos sábios, como se faz para ir ao banheiro em viagens ou travessias de balão?
Rafael Gidra, Rio de Janeiro, RJ
NÃO COM ESTE BALÃO
Não faz, meu caro Rafael preocupadão. Ou faz, digamos, de forma improvisada. O milionário americano Steve Fossett, que deu a volta ao mundo de balão em duas semanas, fazia as necessidades em recipientes plásticos. Pois é, milionário, dá a volta ao mundo de balão, mas faz cocô em tupperware. Gente como a gente.
Mas, em geral, nem é preciso ir ao banheiro. Os voos comerciais e de competição normalmente são curtos. O balão não é usado como meio de transporte, até porque seu combustível acaba logo. “O combustível utilizado é o gás propano e, dependendo do tamanho, carrega-se de 80 a 120 kg de gás, o que garante uma autonomia de até duas horas de operação. Porém, por uma questão de segurança, o tempo médio de voo é de uma hora”, explica a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Balonismo, que usa balões movidos a ar quente.
Há casos de voos especiais, como o de Fossett, que usou um balão a hélio e hidrogênio, no qual era possível controlar a temperatura para conservar o combustível. A questão, então, é se planejar. Ir ao banheiro antes, segurar o xixi ou improvisar – e criar a maior cachoeira de ureia da Terra.