Duas pessoas que crescem isoladas do mundo desenvolvem um idioma próprio?
Ohhhh fonte universal do saber, se duas crianças crescem em um ambiente sem qualquer qualquer contato com a civilização, uma ilha deserta por exemplo, que idioma elas falariam? Jean C. Becker PROVAVELMENTE COMO ESTE CARINHA: Sem nenhuma espécie de proteção ou cuidado, as crianças não sobreviveriam, Jean. Ou seja, o bebê precisaria ser criado […]
Ohhhh fonte universal do saber, se duas crianças crescem em um ambiente sem qualquer qualquer contato com a civilização, uma ilha deserta por exemplo, que idioma elas falariam?
Jean C. Becker
PROVAVELMENTE COMO ESTE CARINHA:
Sem nenhuma espécie de proteção ou cuidado, as crianças não sobreviveriam, Jean. Ou seja, o bebê precisaria ser criado por lobos ou outros bichos já imaginados pela ficção para poder crescer, se desenvolver e se juntar a seus semelhantes nos rolezinhos da vida.
Vamos imaginar que o Mogli em questão sobreviva. Se ele mantiver contato apenas com seu irmão, os dois dificilmente chegariam a desenvolver uma língua. “Idioma significa letramento, alfabetização, algo muito complexo”, explica Emilio Takase, professor do Departamento de Psicologia da UFSC. Mas elas desenvolveriam uma forma de comunicação, principalmente relacionada à sobrevivência, com gestos e sons.
Se os irmãos selvagens forem adotados por outros mamíferos, eles aprenderiam a “língua” da espécie em questão. Mas essa é uma questão bem controversa, já que não se sabe bem como classificar a linguagem usada pelos animais. Algumas pesquisas indicam que, diferente de nós, eles se comunicam apenas de maneira funcional. “Mas pesquisas mais recentes indicam que esses sistemas de comunicação podem ser bem mais desenvolvidos do que se pensava”, diz Takase.
(foto: Castles, Capes & Clones)