Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Dá para sobreviver a uma bomba atômica na geladeira, como Indiana Jones?

Jura mesmo que precisa responder?

Por Oráculo
Atualizado em 9 out 2019, 15h38 - Publicado em 21 mar 2014, 17h47

Não. Nem Indiana Jones, que jamais deveria ter feito o quarto filme, poderia sobreviver a um ataque nuclear dentro de uma geladeira – ou em qualquer outro eletrodoméstico.

Uma bomba atômica mata de três jeitos: radiação, calor e onda de choque, que é o deslocamento de ar sob pressão. As duas últimas, por si só, tornariam a geladeira inútil.

David Shechner, bioquímico que escreve para o site Overthinking It, que faz análises científicas sobre temas da cultura popular, fez uma estimativa das forças que a que a geladeira seria submetida ao ser lançada pelos ares. Segundo o bioquímico, Indiana teria sofrido uma força de 2.605.760 Newtons, o equivalente a cerca de 3.253 pessoas sentadas simultaneamente sobre ele.

Mas a radiação é a cereja no bolo.

“Uma bomba atômica emite vários tipos de radiação. Para a alfa, uma simples folha de papel protege. Para a gama e para os nêutrons, é preciso chumbo e concreto. Um raio X utilizado em hospitais, por exemplo, é isolado por chumbo”, diz a engenheira eletricista Ruth Soares Alves, presidente da Aben.

Continua após a publicidade

O isolamento com lã de vidro que o refrigerador tem não é suficiente para deixar alguém imune. “Os eletrodomésticos não têm chumbo e concreto, que são os melhores materiais para isolar a radiação”, diz Ruth. O micro-ondas, por exemplo, tem uma parede de isolamento, porque ele mesmo emite radiação, Mas, como você pode imaginar, a propagação de energia de uma bomba é infinitamente maior.

Há quem argumente que o refrigerador em que Jones se escondeu, mais antigo, era revestido de chumbo. mas não chumbo suficiente: são necessárias dezenas de centímetros para bloquear radiação gama sensivelmente. 

Pergunta de Danilo Coelho, Campina Grande, PB

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.