É possível ver gente morta?
ATUALIZADO EM 22/03/2013 Se quando olhamos para o céu vemos estrelas que já morreram, imagine se estivéssemos em uma estrela (que ainda não morreu) e olhássemos em direção à Terra com um SUPERbinóculo. Eu também iria ver pessoas que já morreram? Matheus B. Verne, São João da Boa Vista, SP Dead Sun. Vocês pediram, […]
ATUALIZADO EM 22/03/2013
Se quando olhamos para o céu vemos estrelas que já morreram, imagine se estivéssemos em uma estrela (que ainda não morreu) e olhássemos em direção à Terra com um SUPERbinóculo. Eu também iria ver pessoas que já morreram?
Matheus B. Verne, São João da Boa Vista, SP
Vocês pediram, fizeram aquele fuzuê todo no Facebook, queriam que viajássemos mais na resposta e pensássemos hipoteticamente sobre a possibilidade aventada pelo Matheus.
Foi o que a gente fez, com a ajuda de Renato Las Casas, professor do Departamento de Física da UFMG.
Sim, caso fosse possível ver a Terra de uma estrela que ainda não morreu, a gente veria nosso planeta com a mesma idade dos anos luz de distância do astro. Ou seja, se a estrela estivesse a 100 anos luz daqui, enxergaríamos a Terra em 1913, exatos 100 anos atrás – com um pouco de sorte, poderíamos testemunhar o nascimento de Albert Camus. Nada mal, hein?
* * *
Você não conseguiria enxergar a Terra porque ela não emite luz, Matheus. Fueeeeeen.
Max Faundez-Abans, astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) (gente, quantas siglas), explica que, se você estivesse em cima de uma estrela e olhasse para cá, o que você veria seria a estrela mais próxima daqui, o Sol.
E, da mesma forma que você vê a luz das estrelas que já morreram, você veria um Sol “do passado”, porque a luz que chegaria a você, no topo da sua estrela, seria a que ele emitiu no passado.
Chato, né? Contente-se em ver zumbis na TV.
(crédito da imagem: VinothChandar)