PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que são as listras brancas que aparecem em dia de céu limpo?

Grande mago da sabedoria, por acaso essas listras brancas no céu que vemos frequentemente seriam rastros químicos tóxicos? Ou seja lá o que for, por que existem tantos? Abraço! Sérgio Luiz Nascimento Junior Pode respirar tranquilamente que não tem nada de tóxico. Aquilo que você vê no céu se chama trilha de condensação, também conhecidas […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 4 fev 2015, 11h48

Grande mago da sabedoria, por acaso essas listras brancas no céu que vemos frequentemente seriam rastros químicos tóxicos? Ou seja lá o que for, por que existem tantos? Abraço!
Sérgio Luiz Nascimento Junior

contrails

Pode respirar tranquilamente que não tem nada de tóxico. Aquilo que você vê no céu se chama trilha de condensação, também conhecidas pelo nome em inglês (contrails) e nada mais é do que o vapor d’água sublimado em pequenos cristais de gelo.

Há duas razões para isso ocorrer. Uma é em virtude do ar superquente que sai das turbinas do avião e que se transforma em cristais de gelo devido ao choque térmico com o ar gelado da atmosfera, composto por vapor resfriado sob baixa pressão que estava parado. A outra é por conta do vapor d’água frio da atmosfera que, ao ser agitado pelas turbinas, vira gelo devido ao movimento. É a mesma coisa que acontece quando as nuvens são formadas: o vento passa, agita o vapor que está superresfriado devido à altitude, transforma-o em cristais de gelo e forma as nuvens branquinhas no céu.

No caso do avião, o céu precisa estar limpo para o fenômeno aparecer, já que é a turbina que faz o papel de vento e dá forma aos rastros brancos. Além do céu estar limpo, não deve haver muito vento; a umidade tem de estar acima dos 75%; a temperatura, entre os -40 ºC e -50 ºC; e o avião, a 10 mil metros de altitude. Geralmente, a trilha se mantém por alguns minutos, mas pode estampar o céu por horas, dependendo da umidade relativa do ar, da temperatura, do vento e do tamanho das turbinas.

Continua após a publicidade

Curiosidade para você contar para aquele primo chato que acha que sabe tudo de Segunda Guerra: as trilhas de condensação foram um grande problema para a aviação Aliada: os aviões que lançavam as bombas eram facilmente seguidos por caças alemães por causa do rastro que deixavam no céu azul.

Fontes: Eloir Bittencourt, professor da Faculdade da Ciências Aeronáuticas da PUCRS, e Raul Francé, comandante e coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCGO

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.