Por que não existe cabelo natural azul, verde ou de outras cores?
Ó, ORÁCULO QUE TUDO SABE, O que determina as cores do cabelo de uma pessoa? E por que não se tem cabelos de outras cores? Verde, azul, roxo… Naturais, é claro!!! Sou assíduo leitor da SUPER e sempre que recebo a revista em casa vou direto para a seção do ORÁCULO. Atenciosamente, Éder Lopes, 29 […]
Ó, ORÁCULO QUE TUDO SABE,
O que determina as cores do cabelo de uma pessoa? E por que não se tem cabelos de outras cores? Verde, azul, roxo… Naturais, é claro!!! Sou assíduo leitor da SUPER e sempre que recebo a revista em casa vou direto para a seção do ORÁCULO.
Atenciosamente, Éder Lopes, 29 anos, advogado, Itapira, SP
Obrigado pela preferência, meu caro advogado à beira do balzaquianismo.
A cor do cabelo é definida pela quantidade de eumelanina. Essa substância é uma parte da melanina, composto responsável por definir a pigmentação da nossa pele, cabelo e olhos. O dermatologista e tricologista (já falamos quatre-vingt fois, mas não custa lembrar: tricologista não é especialista em tricô) Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que quanto maior for a concentração de eumelanina, mais escuro será o cabelo.
Os fios castanhos, por exemplo, possuem 1,1% de eumelanina. Já os cabelos mais claros, como o ruivo e o louro, têm 0,3% e 0,06%, respectivamente. Essa porcentagem vai diminuindo até chegar ao albino, que não possui pigmento.
O que define a taxa de eumelanina de cada pessoa é seu código genético.
Certo, mas por que cazzo não temos uma Baby do Brasil, um Marilyn Manson, uma Pink ou uma Mari Moon de cabelos naturais? Bem, você não vai ver ninguém passeando por aí com lindos cabelos verdes naturais porque as nossas células não conseguem produzir pigmentos coloridos. Fuen.
“São sempre tons acastanhados a negros. Eles não acompanham as cores do arco-íris”, explica Almeida. De acordo com o tricologista, não há uma explicação genética ou evolutiva para que as cores dos nossos cabelos sejam apenas essas. A maioria dos mamíferos segue o mesmo leque de tonalidades dos humanos.
Sorte da indústria de tinturas.
(crédito da imagem: kevin dooley)