PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que nós menstruamos – mas a maioria dos mamíferos, não?

Agradeça o endométrio diferentão do Homo sapiens.

Por Luisa Costa
Atualizado em 22 set 2021, 10h11 - Publicado em 22 set 2021, 10h10

De fato, esse fenômeno só ocorre em alguns primatas, alguns morcegos e num bichinho chamado musaranho-elefante. Em outros animais, o revestimento do útero, chamado endométrio, geralmente é reabsorvido.

Como o cheiro de sangue atrai predadores, é preciso que a menstruação compense o risco com alguma vantagem de sobrevivência. Além disso, uma mulher terá algo entre 400 e 500 menstruações durante a vida, o que representa aproximadamente 22 litros de sangue e tecido perdidos.

Hoje, a hipótese mais aceita gira em torno do fato de que o endométrio humano é mais espesso que o de outros mamíferos. Isso torna sua reabsorção complexa e custosa.

Em coelhos, por exemplo, o revestimento só engrossa quando há um embrião. Em nós, basta a ovulação para desencadear o preparo da cama que receberá o futuro bebê.

Por que um endométrio tão generoso, que entra em ação preventivamente? Ele seria um mecanismo de defesa: evitaria a implantação de embriões com problemas, para não drenar recursos da mãe inutilmente.

Continua após a publicidade

Estima-se que algo entre 30% e 60% dos embriões humanos sejam eliminados pelo organismo das mulheres sem cerimônia, junto com a menstruação, antes de qualquer sinal de gravidez. Isso acontece porque esses embriões possuem anomalias genéticas graves que tornariam a gestação inviável em longo prazo.

As células do endométrio têm meios de detectar, por exemplo, variações na taxa metabólica de seus hóspedes, que sinalizam esses problemas.

É importante lembrar que a gravidez é um conflito de interesses entre a mãe e a criança. Eles vão disputar nutrientes e outros recursos. O endométrio também é uma barreira que resiste ativamente ao feto, evitando que ele drene recursos demais da gestante.

Continua após a publicidade

Fontes: Mercedes Okumura, coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP; textos “Explainer: why do women menstruate?” em The Conversation e “Why do humans – and so few other animals – have periods?” de Helena Cornu e Ailie McWhinnie da Universidade de Edimburgo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.