PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que o príncipe Adam fica bronzeado quando vira He-Man?

Pergunta de Auriwerton Lucena, João Pessoa, PB

Por Oráculo
Atualizado em 31 jul 2018, 16h32 - Publicado em 30 out 2012, 17h25

Tenho uma dúvida que vem me intrigando há anos: Por que o príncipe Adam fica moreno quando transforma-se em He-Man, “o homem mais poderoso do universo”?
Auriwerton Lucena,  João Pessoa, PB

Por que o príncipe Adam fica moreno quando vira He-Man?

Você e toda a torcida flamenguista da Paraíba, Auri, especialmente os crescidos nos coloridos e esquisitos anos 1980. Porém, não há nenhuma versão oficial para o bronzeamento instantâneo.

Uma  das teorias supõe que a mudança no tom de pele foi uma forma barata de reforçar a diferença entre o príncipe Adam e o He-Man. Como a Filmation Associates tinha um orçamento bem apertado na época em que criou a série, precisou encontrar formas de economizar. Um dos jeitinhos foi desenvolver um só layout para todos os personagens masculinos do desenho, como príncipe Adam, He-Man, Esqueleto e Mentor (já reparou como até o Esqueleto é fortão?).

Lembrem-se, juvenis criados a leite com Pixar, que, na época, antes da animação por computador, cada frame do desenho precisava ser desenhado a mão – e são 24 quadros por segundo. Ou seja, fazer desenho como nos antigamentes era tarefa para gatos guerreiros.

Continua após a publicidade

“Isso [usar apenas um molde masculino] facilitava muito na produção, já que só era preciso animar cada movimento (caminhar, correr, falar, brigar etc.) uma única vez”, conta Guto Bozzetti, diretor de animação da produtora de desenhos Cartunaria.

Depois de feita a animação, os desenhistas pegavam esse modelo pronto e redesenhavam as características do personagem. Os moldes ganhavam capacetes, bigodes, figurinos e tonalidade de pele próprias que os diferenciavam de outros personagens. O mesmo princípio valia para produzir os action figures da série.

Esse método foi usado não só em He-Man. Bozzetti lembra que os mesmos produtores também fizeram uma série do Tarzan, em que utilizaram os mesmos moldes de animação. “Era comum ver o Tarzan correndo ou nadando igualzinho ao He-Man e vice-versa”.

Continua após a publicidade

Como os produtores queriam que o público entendesse que He-Man era, na verdade, a versão heroica do príncipe Adam, mantiveram as mesmas características nos dois personagens. Apenas as peças de roupa e o tom de pele do herói foram mudados. “Foi apenas uma forma de tornar os dois personagens visualmente diferentes”, diz um representante do site He-Man.org, mantido por fãs. “Assim como o Super-Homem era o Clark Kent sem óculos e todo mundo aceitava isso numa boa, o He-Man era um Príncipe Adam seminu. Não admira ser tão bronzeado andando por aí daquele jeito, né?”, brinca Bozzetti.

he-man-2

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.