Por que os caças americanos se chamam F alguma coisa?
Por que os caças americanos são batizados com a letra F e os russos, com a sigla MIG? Ainda dentro do mesmo assunto, por que não existem (ou não são famosos) os caças F13, F19, F20, F21? Qual a lógica nessas nomenclaturas? Willian Velis, Rio Claro, SP Os MIGs. (ha-ha) A lógica é diferente, estimado […]
Por que os caças americanos são batizados com a letra F e os russos, com a sigla MIG? Ainda dentro do mesmo assunto, por que não existem (ou não são famosos) os caças F13, F19, F20, F21? Qual a lógica nessas nomenclaturas?
Willian Velis, Rio Claro, SP
A lógica é diferente, estimado Willian. Enquanto os EUA usam siglas que representam a utilização dada aos aviões, os russos colocam a abreviação da marca fabricante. Quem explica é Jorge Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor de transportes aéreos e aeroportos da Escola Politécnica da USP:
“O ‘F’ é de fighter, porque esses caças eram usados para combate. Antigamente, os americanos também usavam o ‘P’, de pursuit, aeronaves de perseguição”, explica. Já no caso dos russos, as siglas MIG e SU se referem respectivamente a Mikoyan-Gurevich e Sukhoi Company, as fabricantes das aeronaves.
Sobre os números que vêm depois da sigla, Medeiros, que também é piloto, conta que não há nenhuma razão específica. “O número é uma decisão tomada pelo governo ou mesmo pelo fabricante”.
(crédito da imagem: Txema Aguilar)