Qual é a árvore que cresce mais rápido?
Wisley Quaresma, Salinópolis, PA
É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.
Apesar do nome, o kiri é originário da China, e sua nomenclatura científica acrescenta ainda mais diversidade geográfica à história: “Paulownia” homenageia a princesa russa Anna Pavlovna, filha do czar Paulo I. Ela chegou a ser pedida em casamento por Napoleão Bonaparte, mas juntou os trapinhos mesmo com o rei Guilherme II, virando rainha dos Países Baixos entre 1840 e 1849. Paulownia, aliás, é o jeito holandês de escrever o nome dela. “Tomentosa”, por sua vez, vem do latim e significa “coberto em cabelos” – ou peludo, mesmo.
Voltando ao Japão, o kiri é parte importante da cultura local: de acordo com a mitologia, é a única árvore em que a fênix, ressurgida das cinzas, pousará – e somente durante o mandato de um bom governante. No mundo real, sua madeira é a principal matéria-prima do koto, espécie de harpa ou cítara ensinada principalmente para meninas, que crescem tão rápido quanto às árvores e rapidinho trocam a rusticidade do koto pelo colorido do J-Pop (o som da banda Perfume, já chegou aí no Pará, meu caro Wisley?).
Fonte: Guinness